O verão está aí, e para muita gente é difícil recusar uma oferta de se refrescar na praia ou na piscina. O que muitas pessoas não fazem, no entanto, é se prevenir contra a incômoda queimadura de sol. Muitos dermatologistas alertam para os perigos que a insolação pode trazer para a pele.

A queimadura de sol é o avermelhamento e a inflamação das camadas externas da pele, que ocorrem em resposta à superexposição ao sol. Ela pode ser:

  • leve com alguma vermelhidão;
  • moderada, com pequenas bolhas;
  • ou grave, com pele de cor púrpura, calafrios e febre.

Os sintomas surgem gradualmente e podem atingir um pico apenas 24 horas após a exposição. A queimadura de sol deve ser evitada, e não apenas porque pode doer. Além da dor, ela acelera o envelhecimento da sua pele e aumenta o risco de câncer de pele.

A queimadura de sol pode causar muitos problemas graves, como o câncer de pele (Foto: alexmak72427/iStock)

A queimadura de sol pode causar muitos problemas graves, como o câncer de pele (Foto: alexmak72427/iStock)

Turma da Mônica e Corpo Humano

Algumas das principais causas da queimadura de sol

A quantidade de sol necessária para produzir uma queimadura solar varia com a pigmentação cutânea da pessoa. A localização geográfica, a estação do ano, a hora do dia e as condições climáticas também influenciam.

A melanina, um pigmento que absorve os raios ultravioleta, é a defesa natural do corpo contra queimaduras solares. Pessoas de pele branca têm menos melanina que aquelas de pele escura, portanto são mais propensas a queimadura solar. Alguns antibióticos e outras drogas também podem tornar a pele mais sensível ao sol.

Como os suplementos podem ajudar?

Os suplementos não podem evitar a queimadura de sol. Entretanto, aplicados à pele e tomados por via oral, podem reduzir o desconforto e a lesão.

Tratamentos tópicos, ou seja, soluções aplicadas ao lado externo do corpo podem proporcionar alívio imediato. Para uma queimadura de sol leve, acrescente 10 gotas de óleo de camomila e 10 gotas de óleo de lavândula a um banho frio. Em seguida, permaneça imerso por 30 minutos ou mais para aliviar o desconforto e hidratar a pele.

Entre os diversos usos do bicarbonato de sódio, um deles é o tratamento para queimaduras solares. Dissolva uma colher (sopa) de bicarbonato em aproximadamente 75 ml de água e aplique no local.

Mas, se a queimadura for mais séria, prepare um remédio de uso tópico. Misture algumas gotas de óleo de camomila ou de lavândula, ou ambos, e 14 ml de um óleo neutro, como o de amêndoas. Aplique-o suavemente nas áreas acometidas, duas vezes ao dia. O gel de Aloe vera e o creme de camomila também aliviam a pele e aceleram a cicatrização.

Para ajudar a acelerar a cicatrização, faça seu próprio creme de vitamina E. Abra uma cápsula e esprema o óleo em cerca de uma colher de sopa de creme hidratante. Misture bem e aplique à pele queimada de sol, quando necessário. 

Como a exposição ao sol libera radicais livres que podem lesar a pele, a suplementação oral com os antioxidantes vitamina C ou vitamina E também pode ser benéfica. Em queimaduras graves, o creme de vitamina E é muito útil. Ele deve ser aplicado para ajudar a pele a cicatrizar e evitar fibrose. Ou experimente o óleo de linhaça, rico em ácidos graxos que reduzem a inflamação e promovem a cicatrização cutânea.

A queimadura de sol pode ser facilmente prevenida com algumas atitudes simples (Foto: paultarasenko/iStock)

A queimadura de sol pode ser facilmente prevenida com algumas atitudes simples (Foto: paultarasenko/iStock)

O que mais você pode fazer?

  • Alivie a dor da queimadura de sol mergulhando uma toalha ou camiseta de flanela de algodão, ou uma compressa de gaze, em leite frio. Em seguida, aplique suavemente nas áreas acometidas.
  • Coloque sobre tais áreas saquinhos de chá usados, frios. O tanino presente no chá pode ser eficaz para aliviar a dor da queimadura de sol.
  • Acrescente uma xícara de farinha de aveia fina ao banho. Além de ajudar a aliviar a dor, diminui a coceira da queimadura solar.

Procure imediatamente o médico se você apresentar calafrios, febre, dor de cabeça, náuseas ou tonturas. Além disso, se surgirem bolhas grandes, que podem ser infectadas. Se você tem algum problema de saúde, converse com seu médico antes de tomar suplementos.

O que fazer para prevenir a queimadura de sol?

É muito importante saber como tratar uma queimadura, porém ainda mais importante é saber como evitá-la. Existem algumas atitudes que você pode tomar a fim de preservar a saúde de sua pele. Veja a seguir:

  • Use um filtro com fator de proteção adequada à sua pele. Consulte um dermatologista para conhecer o tipo ideal para o seu corpo;
  • Evite o sol entre 10 e 16 horas, quando os raios ultravioleta são mais agressivos;
  • Use óleos hidratantes de banho frequentemente;
  • Reaplique o filtro solar a cada duas ou três horas nas áreas expostas: face, mãos, pescoço e colo.
  • Observe as manchas e pintas e verificar se existem alterações recentes;
  • Examine as manchas e pintas com seu dermatologista a cada seis meses;
  • Use chapéus e bonés. Proteja também os seus olhos utilizando óculos escuros com proteção contra raios ultravioleta;
  • Não se esqueça de ingerir muita água para se hidratar.