Quer parar de fumar? Conheça 4 produtos que podem ajudá-lo!

Saiba quais são os produtos de reposição de nicotina que podem ajudá-lo a parar de fumar e quais são os efeitos colaterais de cada um deles!

Douglas Ferreira | 18 de Agosto de 2019 às 19:00

Antonio_Diaz/iStock -

Produtos de reposição de nicotina podem aumentar enormemente
suas probabilidades de parar de fumar. Eles enviam uma quantidade
controlada de nicotina para seu cérebro, que é gradualmente reduzida
até que você esteja completamente desabituado da droga. Pesquisas
mostram que as pessoas têm mais êxito em parar de fumar
quando combinam produtos de reposição de nicotina com terapias
cognitivas que enfoquem mudanças de comportamento. Os produtos
de reposição de nicotina vêm nas seguintes formas:

1 – Adesivos de nicotina

Adesivos de nicotina podem ser comprados sem receita médica, fornecem uma dosagem limitada de nicotina através da pele. Disponíveis em várias dosagens, são usados por seis a 12 semanas.

Advertência: Os efeitos colaterais mais comuns são irritação branda na pele (neste caso, experimente marcas diferentes) e insônia (use uma dosagem menor ou retire o adesivo à noite).

2 – Chicletes de nicotina

Chicletes de nicotina fornecem a nicotina pela mucosa da boca em cerca de 20 minutos. Disponíveis em duas concentrações, podem ser comprados sem receita médica. Uma das vantagens é que você controla a dosagem; uma das desvantagens é a facilidade de tornar-se dependente dele e continuar a usá-lo além do limite recomendado de seis meses.

Advertência: Efeitos colaterais podem incluir irritação na boca (normalmente por mascar o chiclete de modo errado), soluços e náuseas.

3 – Sprays nasais de nicotina

Sprays nasais de nicotina (ainda não disponíveis no Brasil) só podem ser comprados com receita médica. Eles fornecem nicotina para a corrente sanguínea pelas mucosas nasais em cinco a dez minutos, tornando-se muito úteis para superar os anseios imediatos por nicotina.

Advertência: Os efeitos colaterais mais comuns incluem irritação do nariz e da garganta, olhos lacrimejantes, espirros e tosse. Os sprays não devem ser usados por mais de seis meses e seu uso deve ser reduzido ao final de três meses. Em geral, não são recomendados para pessoas com problemas de asma, alergias, pólipos nasais ou sinusite.

4 – Inaladores nasais

Inaladores nasais (ainda não disponíveis no Brasil) só podem ser comprados com receita médica. Eles consistem em um tubo de plástico com um bocal de nicotina. Quando você aspira no inalador, o bocal produz um vapor de nicotina, que é absorvido na corrente sanguínea em cerca de 20 minutos, principalmente pela boca.

Advertência: Efeitos colaterais comuns incluem tosse e irritação da boca e da garganta.