Já abordamos aqui no site o perigo que os refrigerantes representam para a saúde. Ao encontrar alternativas, deixamos de ingerir uma grande quantidade de açúcar e sódio, que são grandes vilões da nossa dieta!

No calor, por exemplo, sentimos muita falta de tomar um super copo de refrigerante com muitas pedras de gelo. Como uma alternativa mais saudável e igualmente refrescante, os refrigerantes caseiros são ótimas opções para quem quer fugir das bebidas industrializadas e dos sucos tradicionais. Além disso, são bons acompanhamentos para as refeições e dias mais quentes.

A receita abaixo é inspirada em algumas receitas de refreshers e no drink alemão spritzer. A bebida alemã normalmente leva vinho branco, mas nada impede de fazermos uma versão drink não-alcoólica. O segredo para tranformá-lo em um refrigerante caseiro é usar água com gás e gelo!

Refrigerante caseiro

Ingredientes:

1 gengibre
açúcar a gosto
hortelã a gosto
água com gás
gelo

Modo de preparo:

Retire a casca do gengibre, corte-o em pedaços e coloque-os em um pote com bastante água e um pouco de açúcar. Deixe na geladeira por alguns dias. Feito o “xarope de gengibre caseiro“, encha metade de um copo, adicione cubos de gelo e algumas folhas de hortelã e complete com água com gás. É simplesmente viciante!

Algumas pessoas não gostam do sabor refrescante que a dupla gengibre e hortelã oferecem e preferem fazer uma simples limonada e acrescentar água com gás e gelo. Fica quase um refrigerante de limão!

Outra dica legal é misturar chás gelados com limão, água com gás e gelo.

Caso esteja sem esses ingredientes especiais ou simplesmente com preguiça, faça apenas uma água saborizada com pedaços de laranja ou limão (pode ser também abacaxi, kiwi ou tangerina), gelo e água com gás! Coloque em uma jarra grande e sirva no almoço de família. Será um verdadeiro sucesso no almoço em família!