Se você é um fã de carteirinha de refrigerantes, temos uma má notícia. Hoje os médicos qualificam o hábito de beber refrigerantes como o pior de todos os hábitos alimentares. E eles têm razão: um exagero de refrigerantes, sucos de fruta adoçados, iced tea e outras bebidas açucaradas leva ao aumento de peso, diabetes, ossos quebradiços e mais outros problemas de saúde.

Por que refrigerantes fazem tão mal? 

Quando pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública de Harvard analisaram os hábitos alimentares e a saúde de dezenas de milhares de mulheres, descobriram que aquelas que bebiam pelo menos uma bebida açucarada por dia corriam o dobro do risco de diabetes tipo 2 em comparação com as que consumiam bebidas desse tipo menos de uma vez por mês.

O fator responsável?

As calorias acrescidas… e todo aquele açúcar. Ingerir algumas centenas de calorias líquidas em excesso por dia parece ser o fator responsável por um grande aumento de peso. As mulheres com hábitos de tomar estas bebidas aumentavam mais de 5 kg em apenas quatro anos.

“Pessoas que bebiam mais bebidas açucaradas apresentavam um risco de diabetes tipo 2 68% maior.”

Por outro lado, as mulheres que matavam a sede com água, leite e bebidas sem açúcar (ou dietéticas) ganhavam menos peso. Foi a conclusão do mesmo estudo.

Na Finlândia, outro estudo mostrou que as pessoas que bebiam mais bebidas açucaradas apresentavam um risco de diabetes tipo 2 68% maior.

refrigerante

Na galeria a seguir, saiba mais sobre os problemas ocasionados pelo consumo regular de refrigerantes e como substituir por outros líquidos mais saudáveis.