Faça uma busca
|
Publicado em: 4 de maio de 2020

Remédios naturais para controlar as dores da gengivite

Confira dicas de massagens e bochechos para aliviar e combater esse problema incômodo.

Imagem: AndreyPopov/iStock

Suas gengivas estão inchadas e sangram quando você escova os dentes? É provável que você tenha gengivite, uma forma de inflamação causada pela placa bacteriana, a película formada por restos de alimentos e bactérias que se acumulam na superfície nos dentes.

A placa irrita as gengivas. Por isso, se não for retirada na escovação e pelo uso do fio dental, pode se transformar num depósito mineral endurecido, que só poderá ser removido pelo dentista.

Os perigos da gengivite

Se não for tratada, com o tempo a gengivite leva à doença gengival aguda, na qual as gengivas se afastam dos dentes. A infecção generalizada gera abscessos dolorosos e mau hálito crônico, e pode culminar no abalo e na queda dos dentes.

Para alívio imediato de dores da gengivite, você pode encontrar em qualquer farmácia algum gel que contenha o anestésico tópico benzocaína. Outras opções são os bochechos e as massagens calmantes, descritos abaixo.

Mas sua verdadeira guerra é contra a placa bacteriana. Por isso, controle-a com visitas regulares ao dentista, escovação dedicada (use uma escova de cerdas macias e dê atenção especial à linha da gengiva) e fio dental, e você será capaz de acabar com os problemas das gengivas.

Bochechos podem ajudar a controlar a gengivite

  • Para aliviar a dor e reduzir o inchaço das gengivas, bocheche com água e sal durante 30 segundos (1 colher de chá de sal em 1 copo de água morna).
  • Ou então, enxágue a boca com água oxigenada diluída em água morna em partes iguais. À semelhança do sal, a água oxigenada mitiga a dor e ajuda a eliminar bactérias.
  • Faça bochechos 2 vezes por dia com um enxágue oral contendo ácido fólico, vitamina do complexo B vendida livremente nas farmácias. Estudos demonstraram que tal procedimento alivia as gengivas doloridas.
  • Dizem que o bochecho com chá de camomila é altamente efetivo contra gengivite. É só verter 1 xícara de água quente sobre 3 colheres de chá da erva, deixar em infusão por 10 minutos e coe. Faça uma quantidade grande e guarde na geladeira.

Massageie para aliviar

  • Suas gengivas também vão se beneficiar com massagens. Por isso, aperte suave e repetidamente as gengivas entre o polegar e o indicador. Assim, há o estímulo da circulação sanguínea nos tecidos irritados e doloridos, ajudando a acelerar o processo de cura.
  • Outra forma de massagear as gengivas é com um estimulador dental flexível de madeira, que pode ser adquirido em drogarias. Insira-o entre 2 dentes, dirija a ponta para a linha da gengiva, de modo a formar um ângulo de 45 graus, gire suavemente por alguns segundos e depois passe para os 2 dentes seguintes.

Saiba mais: por que o flúor é importante para a saúde bucal?

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close