Rinite não alérgica: o que é e como tratar

1/4 dos casos de rinite não é causada por alergias. Descubra as causas e o que fazer para amenizar a rinite não alérgica.

Douglas Ferreira | 23 de Junho de 2020 às 11:30

PORNCHAI SODA/iStock -

Quando o nariz escorre, mas a causa não é alergia, o diagnóstico mais comum é a rinite não alérgica. Em geral, os olhos, o nariz e a garganta não incomodam quando não há alergia, mas nesse tipo de rinite há coriza, congestão, pigarro e espirros. Esse desconforto pode se prolongar e prejudicar a qualidade de vida. Saiba mais sobre a doença a seguir:

Quais são as causas?

A longa lista de possíveis gatilhos da rinite não alérgica inclui infecções, mudanças de temperatura, fumaça de cigarro, vapores químicos, álcool, estresse e desequilíbrio hormonal (que costuma resultar de puberdade, gravidez, terapia de reposição hormonal ou uso de anticoncepcionais). Até a velhice pode ser uma causa; a rinite senil, subtipo de rinite não alérgica, parece resultar de uma disfunção dos nervos do nariz ligada à idade.

Medicamentos também podem provocar rinite não alérgica, como: betabloqueadores, anti-inflamatórios não esteroides e descongestionantes nasais em spray. Estes últimos reduzem o inchaço e desentopem o nariz em resfriados ou reações alérgicas, mas, se usados por mais de cinco a sete dias consecutivos, podem provocar novo inchaço. O uso de descongestionantes para combater os sintomas ligados ao uso de descongestionante pode se tornar um círculo vicioso.

Leia também: 6 dicas para ter uma casa à prova de alergia

O que fazer?

É óbvio que eliminar a causa básica da rinite não alérgica é a melhor maneira de se livrar da doença. No entanto, em cerca de metade dos pacientes essa causa não é clara.

Um estudo recente publicado na revista Journal of Allergy and Clinical Immunology constatou que muitos pacientes podem resolver os sintomas com um spray de capsaicina, a molécula que dá ardência à pimenta. O ingrediente interage com os nervos nasais supersensíveis e seu efeito foi observado quando pacientes da América do Norte e da Europa migraram para a Índia, começaram a comer alimentos apimentados e notaram que os sintomas sumiram, como explica o Dr. Peter Hellings, professor de Rinologia da Universidade de Leuven, na Bélgica. Mas a capsaicina não é vendida como medicamento.

Outros tipos de rinite não alérgica também têm tratamento farmacêutico; por exemplo, a variante ligada à idade reage bem a sprays nasais que contenham brometo de ipratrópio. A avaliação do médico é fundamental para ajudá-lo a descobrir se algum medicamento será útil em seu caso.

POR SAMANTHA RIDEOUT