Só porque um exame existe não quer dizer que seja útil para você agora. Saiba quais destes exames de detecção do câncer são adequados para o seu caso:

Mama

A Sociedade Americana do Câncer recomenda mamografias anuais depois dos 45 anos. Mais cedo, só se a mulher tiver histórico familiar de câncer de mama ou mutações genéticas que comprometam o funcionamento de genes como o BRCA1 e o BRCA2; que restauram o DNA danificado e ajudam a suprimir tumores.

Cólon

Provavelmente, você não vai precisar de uma colonoscopia ou outros exames de câncer do cólon antes dos 50 anos; a não ser que tenha parentes próximos com câncer colorretal ou pólipos adenomatosos antes dos 60 anos.

Pulmão

A não ser que você tenha de 55 a 80 anos e fume ou tenha largado o cigarro há menos de 15 anos; provavelmente não precisará de exames de detecção do câncer de pulmão.

Próstata

A Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA aconselha aos homens de 70 anos ou mais que evitem o exame de antígeno específico da próstata (PSA). (O câncer de próstata cresce devagar, e o tratamento pode afetar a qualidade de vida.) Mas, se for afro-americano ou tiver pai, irmão ou filho que tenha tido câncer de próstata antes dos 65 anos, converse com seu médico a partir dos 45.

Saiba mais sobre o câncer de próstata no link: Novembro Azul 2018: como prevenir câncer de próstata

Por LAUREN CAHN