Cuidado: salto alto pode fazer mal à saúde

Salto alto é indispensável em algumas ocasiões, mas pode fazer bastante mal à saúde. Veja o porquê.

Redação | 23 de Abril de 2018 às 15:00

anyaberkut/iStock -

Usar salto alto pode ser indispensável em algumas ocasiões, como cerimônias e eventos formais. Além disso, eles são queridos por muitas mulheres porque as deixam mais altas, mais elegantes, com o bumbum empinado e os seios para frente. Acontece que esse amigo das mulheres pode tornar-se, muito facilmente, inimigo para a saúde delas.

Tudo vai depender do tamanho e tipo do salto que se usa e da frequência com que isso acontece. Se seus saltos costumam ter com mais de quatro centímetros, e você os usa sempre, é preciso atenção! Em nome da elegância, você pode estar prejudicando seu corpo.

Alerta

Um alerta da Sociedade Americana de Ortopedia diz que são gastos mais de 3 bilhões de dólares por ano com cirurgias nos pés. E a principal causa dos problemas que levam a esse procedimento extremo é o abuso do salto alto. Quanto maior e mais fino eles costumarem ser, maior a chance de precisar da intervenção no futuro, dizem os especialistas.

Mas nem todos os problemas o que o uso frequente de salto alto causa vai precisar de cirurgia para corrigir. Entre os problemas mais comum proporcionados pelo item estão os calos, as bolhas, o joanete, inchaço, fissuras, problemas de coluna e joelhos, desvio dos pés e o encurtamento da panturrilha. Essa região, aliás, também pode sofrer dores devido a pouca circulação sanguínea.

A questão é que os saltos muito altos e finos forçam excessivamente os músculos e ossos da região dos dedos, causando os problemas sérios nessas áreas. Eles também podem prejudicar o equilíbrio de quem os usa em excesso. Por isso, antes que qualquer um desses problemas afetem sua saúde, procure usar saltos menores com até quatro centímetros de altura. Ou intercalar o uso deles com sapatos mais baixos ou sapatilhas confortáveis. Caso o seu estilo de vida permita, deixe os saltos altos apenas para ocasiões super especiais.