Faça uma busca
|
Publicado em: 16 de junho de 2019

Será que você sabe como respirar corretamente?

Douglas Ferreira
Última atualização: 15 de junho de 2019
Por: Douglas Ferreira

Claro, você já sabe respirar. Mas, provavelmente, suas técnicas de respiração não são tão saudáveis quanto você pensa.

Será que você sabe como respirar corretamente? Imagem: fizkes/iStock

A maioria das pessoas respira de forma muito superficial e muito rapidamente. Nossos pulmões e corações certamente prefeririam uma respiração mais longa, mais lenta e mais profunda, e isto faz bem à nossa saúde em geral e ao controle do estresse. A respiração profunda ajuda a dissipar reações comuns como lutar ou fugir, que muitos têm quando estão estressados. Ela manda um sinal para que o cérebro desacelere, e isso resulta em mudanças hormonais e fisiológicas que diminuem o ritmo cardíaco e a pressão arterial.

Talvez você se surpreenda ao saber que existem diversos livros sobre métodos de respiração. Eles existem porque uma técnica de respiração adequada é essencial para todos, de atletas a pessoas com asma e especialistas em ioga. Mas para a maioria, existem apenas algumas dicas que precisam ser lembradas:

1

No geral, inspire vagarosa e profundamente pelo nariz. Uma inspiração dura aproximadamente cinco segundos.

2

Expire lentamente pela boca. Esvazie os pulmões por completo. Pessoas que respiram bem focam mais na completa expiração que na inspiração.

3

Para uma boa respiração, envolva o diafragma – o músculo localizado na parte de cima do abdome que impulsiona os pulmões para baixo, a fim de facilitar a entrada do ar, e os empurra para cima, para expelir dióxido de carbono. Numa boa inalação, os pulmões são inflados enquanto o diafragma se contrai e achata. Ao expirar, o diafragma relaxa e sobe. Talvez você não consiga sentir o músculo se movendo, mas consegue perceber se o está usando, uma vez que o abdome vai inchar um pouco conforme você inspirar.

4

Esforce-se para respirar profundamente apenas seis ou oito vezes por minuto. A maioria respira mais de 20 vezes por minuto.