Sua fome é normal? Descubra o seu perfil alimentar

Se você sente fome o dia inteiro ou mais à noite e não pode ficar sem um alimento, consulte um médico. Talvez haja algo errado com seu padrão alimentar.

Julia Monsores | 2 de Janeiro de 2019 às 20:00

AntonioGuillem/iStock -

Você sente fome diversas vezes durante o dia? Fica saciado com poucas garfadas? Sente vontade de comer grande quantidade de algo específico? Assalta a geladeira à noite? Acorda faminto? De acordo com a Dra. Maria Del Rosario Alonso, nutróloga especialista em transtornos alimentares e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), essas características podem representar disfunções alimentares, como o transtorno do comer compulsivo (ou compulsão alimentar) e a síndrome do comer noturno (ou transtorno alimentar noturno).

Descubra se há algo errado com a sua fome com os cinco perfis abaixo. O diagnóstico precoce desses transtornos e o tratamento adequado evitam o sobrepeso e a obesidade.

1. “Acordo com muita fome.”

Sentir fome é normal. Fazer um desjejum que inclua laticínios, frutas e carboidratos é saudável. “Se a pessoa não come no café da manhã, o cérebro percebe que o corpo não está alimentado e pode compensar essa falta com uma compulsão à noite”, diz a Dra. Maria Del Rosario.

2. “Não paro de comer doces.”

Alimentos industrializados têm uma combinação que gera sensação de prazer: sal, gordura e açúcar. Segundo a nutróloga, essa mistura vicia. Por isso várias pessoas acham difícil não comer biscoitos e chocolate ao leite. Ela indica a ingestão de laticínios, frutas, hortaliças, carnes, ovos, leguminosas e gorduras saudáveis todos os dias, e o consumo dos industrializados uma ou duas vezes por semana.

3. “Como muito pão.”

“O pão branco tem alto índice glicêmico, ou seja, o alimento é digerido logo que ingerido e dá vontade de comer mais. Em geral, recorremos aos alimentos que nos proporcionam prazer, como manteiga, requeijão e geleias”, explica a nutróloga. Ao escolher carboidratos, prefira os integrais, com mais fibras – pão, arroz, macarrão e pizza integrais –, e tente não comer todos no mesmo dia.

4. “Continuo com fome 30 minutos após comer.”

A deficiência de nutrientes como vitaminas e minerais pode levar o indivíduo a exagerar nas refeições. Deve-se investigar a causa e ingerir os alimentos adequados ou um suplemento.

5. “O apetite desaparece após poucas garfadas.”

Isso acontece porque a sensação de fome inicia um ciclo que termina na saciedade. Como a regulação do apetite é um fenômeno psicobiológico complexo, algumas pessoas sentem o apetite desaparecer logo. Vários fatores podem gerar sinais de saciedade. “Quem tem essa sensação e perde muito peso corre o risco de ficar desnutrido. Então é preciso identificar a causa”, ressalta a Dra. Maria Del Rosario.

Se você se identificou em alguns desses casos, ou suspeita que haja algo “diferente” no seu padrão alimentar, procure um médico ou nutricionista. Os transtornos alimentares podem se tornar um grave problema de saúde.