Saiba quais são as últimas novidades da Medicina

Perda de visão, e relação entre calores da menopausa e diabetes. Veja as novidades da medicina pelo mundo.

Redação | 22 de Dezembro de 2018 às 21:00

marchmeena29 | iStock -

Fique por dentro das novidades da Medicina para manter a saúde em dia e aproveite para fazer um teste dos seus conhecimentos médicos:

Perda de visão associada ao declínio cognitivo

Um estudo da Universidade de Stanford, com mais de 30 mil idosos de 60 anos ou mais, ligou a deficiência visual à má função cognitiva. Embora a correlação não prove que uma cause a outra, faz sentido que menos estímulos visuais provoquem menos envolvimento com o mundo e uma mente mais lenta.

As autoridades de saúde recomendam que os idosos façam exames de vista todo ano para identificar problemas tratáveis, havendo ou não dificuldade de enxergar. Isso pode reduzir a probabilidade de demência.

Perfeccionismo fatal

O perfeccionismo aumenta o risco de pensamentos e tentativas suicidas, de acordo com uma meta-análise de várias universidades canadenses. Tanto o impulso interno de atingir um ideal quanto a pressão percebida de fontes externas – família, chefes, normas sociais – se mostraram potencialmente perigosos. Se está com dificuldades, não permita que o desejo de apresentar uma fachada impecável o impeça de buscar ajuda. Um psicólogo pode auxiliá-lo a superar o perfeccionismo e o estresse provocado por ele.

Calores e risco de diabetes

As ondas de calor na menopausa foram ligadas, nos últimos anos, a fatores vasculares que aumentam o risco de doença cardíaca. Agora, uma pesquisa publicada na revista Menopause indica que elas também refletem o aumento do risco de diabetes. Um terço das 150.007 participantes pós-menopausa relatou calores noturnos, e esse grupo teve probabilidade
18% maior de apresentar diabetes.

A menopausa é uma ótima época para adotar uma alimentação saudável para o coração, parar de fumar, exercitar-se regularmente e evitar o excesso de álcool. Essas mudanças diminuirão as ondas de calor e melhorarão a saúde em geral.

Veja tamém: Como prevenir e atenuar os calores da menopausa

Extra: teste seu QI médico

“Ablação por radiofrequência” é …

A) Uma constelação de sintomas resultante da radiação nuclear.

B) Sensibilidade a ruídos.

C) Monitoramento remoto pelo computador.

D) Tratamento que usa ondas de rádio para aquecer tecidos.

Resposta:

D. A ablação por radiofrequência é um tratamento não cirúrgico para dor nas costas e no pescoço e para a artrite crônica. Emitida por uma agulha, a corrente de radiofrequência aquece os tecidos nervosos e interrompe os sinais de dor. O alívio da dor pode durar até 12 meses, e o nervo pode se regenerar. É um tratamento considerado de baixo risco, embora às vezes possa haver infecção ou sangramento no local tratado.

Por SAMANTHA RIDEOUT