A valeriana, uma planta que induz o sono sem os efeitos colaterais dos medicamentos convencionais, é exatamente o que você precisa. Então, são três horas da manhã e você continua acordado – mais uma vez. Saiba que o chá de valeriana você pode tomar com segurança para ajudá-lo a pegar no sono. 

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O que é

Na Alemanha, na Grã-Bretanha e em outros países europeus, a valeriana é aprovada oficialmente por autoridades médicas como uma planta que auxilia o sono.

Uma planta perene, natural da América do Norte e Europa, a valeriana possui flores cor-de-rosa. Elas crescem a partir de uma raiz tuberosa, ou rizoma. O rizoma, que é colhido quando a planta tem dois anos de idade. Ele contém muitos compostos importantes, entre eles estão os valepotriatos, além do ácido valérico e dos óleos voláteis. Cada um deles, em algum momento, foi considerado responsável pelos poderes sedativos da planta.

Muitos especialistas acreditam, sobretudo, que a eficácia da valeriana possa ser devido ao resultado da sinergia entre os vários compostos.


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Indicações

– Promove um sono tranquilo
– Alivia o estresse e a ansiedade
– Melhora os sintomas de alguns distúrbios digestivos 

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O que faz

A valeriana, há séculos utilizada para ajudar a dormir. Pode atuar também como agente calmante nas situações estressantes ocorridas durante o dia. É utilizada para o tratamento de distúrbios da ansiedade. E de outras doenças que pioram com o estresse, como a diverticulose e a síndrome do cólon irritável. Mais sobre estresse você encontra em nosso artigo.

Preparos com a raiz da valeriana já eram recomendados para a insônia pelo antigo médico grego Hipócrates. Modernos estudos clínicos no Brasil provaram que ela pode melhorar tanto a duração quanto a qualidade do sono. Ela é formada de compostos sedativos que acalmam os espasmos musculares que bloqueiam as transmissões de sinais ao cérebro.

Infusão

Para fazer a infusão, use 10 g de raiz de valeriana para 500 ml de água. Beba à noite, meia hora antes de ir dormir.

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Benefícios  

Os compostos presentes na valeriana parecem afetar os receptores cerebrais de uma substância química dos nervos (neurotransmissor) chamada de ácido gama-aminobutírico, ou GABA. É por meio dessa interação que a valeriana promove o sono e alivia a ansiedade. Ao contrário dos benzodiazepínicos – fármacos, como o diazepam ou o alprazolam, comumente prescritos para o tratamento desses distúrbios –, a valeriana não causa dependência. E também não faz você, por exemplo, se sentir como se estivesse drogado. Em vez de induzir diretamente o sono, a valeriana relaxa o corpo e a mente, de modo que o sono possa ocorrer de forma natural. Um dos benefícios da valeriana para quem sofre de insônia é o fato de que, quando tomada nas doses recomendadas, como resultado, ela não deixa você se sentir grogue durante a manhã, como ocorre com os medicamentos vendidos sob prescrição médica.