A valeriana, uma planta que induz o sono sem os efeitos colaterais dos medicamentos convencionais, é exatamente o que você precisa. Então, são três horas da manhã e você continua acordado – mais uma vez. Saiba que o chá de valeriana você pode tomar com segurança para ajudá-lo a pegar no sono. 

Faça o teste e descubra o seu verdadeiro perfil de sono.

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De acordo com vários estudos, a valeriana atua em muitos indivíduos tão eficazmente quanto os medicamentos prescritos. Quando comparada a um placebo, parece acalmar o corpo até a chegada do sono. Também em um estudo, 128 pessoas tomaram um, de dois preparados de valeriana, ou um placebo.

Descobriu-se, desse modo, que a planta melhora a qualidade do sono. Em comparação, os que tomaram valeriana dormiram mais rapidamente e acordaram com menos frequência que aqueles que receberam placebo. Em outro estudo envolvendo insones, quase todos relataram uma melhora do sono quando tomavam valeriana, enquanto 44% classificaram como perfeita a qualidade de seu sono.

Embora seja relativamente recente o interesse atual pela valeriana como agente auxiliar antiansiedade, a planta é cada vez mais recomendada para esse propósito por fitoterapeutas e médicos com orientação nutricional.


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Relaxando a musculatura

A valeriana ajuda a relaxar a musculatura lisa do trato gastrointestinal, o que a torna, portanto, útil para o tratamento da síndrome do cólon irritável e da diverticulose, doenças que geralmente provocam dolorosos espasmos intestinais. Além disso, como a manifestação dessas doenças é, por vezes, desencadeada pelo estresse, a ação calmante da valeriana pode ser responsável por sua eficácia.

ATENÇÃO!

  • Se tomada durante o dia, a valeriana pode causar tontura.
  • Se você estiver grávida ou amamentando, não use valeriana.

Lembrete: Se você tem algum problema de saúde, converse com seu médico.


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Você Sabia?

As preparações de valeriana apresentam um odor bastante desagradável. É provável que  as pessoas que a utilizam pela primeira vez talvez possam pensar que compraram um lote estragado do produto.

Então, não jogue a preparação de valeriana fora por causa do cheiro, porque isso é completamente normal.


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Experimente outras plantas e flores para dormir naturalmente

Para ajudá-lo a dormir sem a ajuda de remédios, tente uma destas preparações herbais, ou seja, todas com um longo histórico de tratamento eficaz contra a insônia. Mas sempre confirme com o médico se estiver tomando alguma medicação.

Lúpulo

Aliás, usado na Antiguidade por chineses e os primeiros europeus, flores secas de lúpulo podem ser eficientes contra a insônia quando usadas dentro do travesseiro. Elas são combinadas com valeriana, mistura tão eficaz contra problemas de sono quanto pílulas para dormir à base de benzodiazepínicos, de acordo com testes alemães. As flores secas podem ser usadas em uma infusão – 10 g em um litro de água fervente. Ou acrescente um litro da infusão para aquecer a água de um banho relaxante.