Verrugas: conheça os tipos e as opções de tratamento

As verrugas são lesões benignas que às vezes costumam desaparecer mesmo sem tratamento. Porém, podem ser incômodas. Confira as opções de tratamento!

Julia Monsores | 27 de Setembro de 2019 às 21:00

damedeeso/ Istock -

As verrugas são pequenas formações causadas pelo papilomavírus humano (HPV). São mais frequentes em crianças e adolescentes, mas podem surgir em qualquer idade. Os vírus podem ser contraídos através do contato com verrugas de outras pessoas ou em locais públicos, como pavimentos de piscinas e banheiros coletivos. Normalmente, o vírus entra na pele através de um corte ou arranhão. Pode levar de dois a seis meses em incubação, embora por vezes fique latente durante anos. 

Confira também: descubra como controlar a herpes labial

Tipos de verrugas

Há dezenas de estirpes de HPVs responsáveis por, pelo menos, seis tipos. Estes incluem:

Opções de tratamento

No caso das crianças, o melhor tratamento é não fazer nada, a menos que as verrugas se alastrem – 20% destes casos desaparecem por si sós nos prazo de seis meses, e 67% desaparecem no prazo de dois anos. Porém, nos adultos, elas são mas persistentes. Confira as opções de tratamento:

1 Ácido salicílico

Um preparado tópico de venda livre para as comuns ou plantares. Altamente concentrado, pode causar queimaduras graves. Por isso, antes de o aplicar, proteja a pele em volta com vaselina.  

Mas atenção! Se você estiver grávida, amamentando ou sofrer de diabetes, fale com o seu médico antes de utilizar ácido salicílico.

2 Podofilina

Este medicamento, vendido apenas por prescrição médica, tem de ser aplicado pelo próprio médico. Além disso, nunca deve tocar em tecido saudável. 

3 Crioterapia

O azoto líquido é utilizado para congelar a lesão. Este tratamento pode resultar em cicatrizes ou infecções. Uma vez que o HPV pode sobreviver em soluções de azoto líquido, deve utilizar-se para cada tratamento uma embalagem nova e descartável de azoto. Além disso, ele também deve ser aplicado por um médico. 

4 Raspagem cirúrgica

Este método remove a verruga, mas pode deixar cicatriz e causar dor, especialmente nas plantares. 

5 Laser

O laser é considerada a melhor terapia para as verrugas persistentes. As cicatrizes são mínimas.