O nosso corpo não é capaz de produzir vitamina A. Portanto, toda a dosagem de que necessitamos deve vir diretamente dos alimentos. Uma dieta rica em vitamina A é essencial para quem quer se manter saudável, uma vez que ela ajuda a previnir doenças, como cegueira noturna e infecções constantes. Além disso, essa substância também possui características antioxidantes, ajudando a prevenir o câncer e o envelhecimento. Para gestantes e recém-nascidos essa substância é ainda mais importante, uma vez que ela possui íntima relação com o crescimento celular.

Qual é a dosagem necessária?

Dosagem recomendada de Vitamina A. (Fonte: http://bvsms.saude.gov.br)

Os alimentos de origem animal são os que possuem os valores mais altos dessa vitamina. Porém, alguns vegetais, como cenoura e brócolis, também são boas fontes dessa substância. Isso ocorre em razão da presença de carotenóides, elemento que dentro do nosso corpo se transforma em vitamina A.

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Confira a seguir alimentos ricos em vitamina A:

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Ovos

→ Quantidade de vitamina A em 100g: 520 IU
→ Sugestão de cardápio: Omelete de espinafre e queijo de cabra.

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Cenouras

→ Quantidade de vitamina A em 72 g: 3800 IU


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Fígado

→ Quantidade de vitamina A em 100g: 10.700 IU

→ Sugestão de cardápio: Fígado acebolado preparado no azeite.

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Queijo cheddar

→ Quantidade de vitamina A em 30g: 87 IU

→ Sugestão de cardápio: Bolinhos de batata caseiros com cheddar!