Faça uma busca


|
Publicado em: 5 de julho de 2019

Para viver melhor: 10 dúvidas clássicas sobre vida saudável

Se você quer viver melhor e por mais tempo, aqui vão algumas dicas do que faz bem e o que é cilada para a sua saúde..

Imagem: ellobo1/iStock

Menos carboidrato ou menos gordura? Açúcar ou adoçante? A vida saudável está rodeada de dúvidas clássicas sobre elementos que podem ou não fazer bem. Por isso, separamos algumas das mais famosas para você tirar suas dúvidas de uma vez por todas e viver melhor:

Confira na galeria abaixo:

nrqemi

O que é mais saudável no café: açúcar ou adoçante artificial?

Vencedor: açúcar. Isso, opte pelo que é real. Não porque os adoçantes não sejam seguros, mas a premissa de que deveríamos comer “comida de verdade” e com moderação é convincente.


nortonrsx

O organismo sabe lidar com o açúcar (ou seja, ele é queimado para produzir energia e, se ingerido em excesso, o resto é armazenado como gordura). Novas pesquisas com animais, porém, indicam que o hábito de usar o adoçante artificial pode interferir no metabolismo e na regulação da glicemia e, talvez, até contribuir para o aumento de peso e para a intolerância à glicose.

(Uma exceção possível: os diabéticos, que têm de controlar a glicemia coma tenção, devem conversar com o médico sobre a opção mais saudável para eles.)

No entanto, mais importante do que adoçar o café é a ingestão total de açúcar ou adoçantes.

A Organização Mundial da Saúde diz que os adultos deveriam limitar a ingestão de açúcar a cerca de seis colheres (chá) por dia. Embora o limite para adoçantes recomendado pela FDA varie, seria bom não usar mais do que dois pacotinhos por dia.

Conheça 6 alimentos que parecem mas não são saudáveis


whyframestudio

O que permite um exercício melhor: esteira ou transport?

Vencedor: esteira. É possível aumentar o ritmo cardíaco e queimar calorias em qualquer equipamento cardiorrespiratório, mas toda vez que seu pé pisa na esteira você também tem o bônus de aumentar a força dos ossos. Os exercícios em que se suporta peso – como andar, correr, pular corda e treinar com pesos – ajudam a preservar a densidade óssea.

 


Nadasaki

Além disso, a maioria das pessoas prefere a esteira ao transport, segundo estudo publicado na revista Perceptual and Motor Skills, o que ajuda a se manter no programa de exercícios.

(Artríticos e obesos podem achar o baixo impacto do transport mais confortável para suas articulações.)

20 melhores alimentos para praticantes de caminhada


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados