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Publicado em: 5 de julho de 2019

Para viver melhor: 10 dúvidas clássicas sobre vida saudável

Se você quer viver melhor e por mais tempo, aqui vão algumas dicas do que faz bem e o que é cilada para a sua saúde..

Imagem: ellobo1/iStock
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Menos carboidrato ou menos gordura? Açúcar ou adoçante? A vida saudável está rodeada de dúvidas clássicas sobre elementos que podem ou não fazer bem. Por isso, separamos algumas das mais famosas para você tirar suas dúvidas de uma vez por todas e viver melhor:

Confira na galeria abaixo:

  • nrqemi

    O que é mais saudável no café: açúcar ou adoçante artificial?

    Vencedor: açúcar. Isso, opte pelo que é real. Não porque os adoçantes não sejam seguros, mas a premissa de que deveríamos comer “comida de verdade” e com moderação é convincente.


  • nortonrsx

    O organismo sabe lidar com o açúcar (ou seja, ele é queimado para produzir energia e, se ingerido em excesso, o resto é armazenado como gordura). Novas pesquisas com animais, porém, indicam que o hábito de usar o adoçante artificial pode interferir no metabolismo e na regulação da glicemia e, talvez, até contribuir para o aumento de peso e para a intolerância à glicose.

    (Uma exceção possível: os diabéticos, que têm de controlar a glicemia coma tenção, devem conversar com o médico sobre a opção mais saudável para eles.)

    No entanto, mais importante do que adoçar o café é a ingestão total de açúcar ou adoçantes.

    A Organização Mundial da Saúde diz que os adultos deveriam limitar a ingestão de açúcar a cerca de seis colheres (chá) por dia. Embora o limite para adoçantes recomendado pela FDA varie, seria bom não usar mais do que dois pacotinhos por dia.

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  • whyframestudio

    O que permite um exercício melhor: esteira ou transport?

    Vencedor: esteira. É possível aumentar o ritmo cardíaco e queimar calorias em qualquer equipamento cardiorrespiratório, mas toda vez que seu pé pisa na esteira você também tem o bônus de aumentar a força dos ossos. Os exercícios em que se suporta peso – como andar, correr, pular corda e treinar com pesos – ajudam a preservar a densidade óssea.

     


  • Nadasaki

    Além disso, a maioria das pessoas prefere a esteira ao transport, segundo estudo publicado na revista Perceptual and Motor Skills, o que ajuda a se manter no programa de exercícios.

    (Artríticos e obesos podem achar o baixo impacto do transport mais confortável para suas articulações.)

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  • Que dieta é mais eficaz para emagrecer: com pouca gordura ou com pouco carboidrato?

    Vencedor: pouco carboidrato. Há décadas os pesquisadores batem boca sobre esse dilema das dietas, mas em 2015 um estudo randomizado financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA fez a balança pender a favor das dietas com pouco carboidrato.


  • No fim de 12 meses, quem comeu pouco carboidrato emagreceu mais do que quem ingeriu pouca gordura (cerca de 3,5 kg a mais). Mas dieta com pouco carboidrato não significa dieta sem carboidrato.

    Por exemplo, na dieta de pouco carboidrato do estudo, cerca de 30% das calorias ingeridas eram carboidratos, uns 110 gramas por dia numa dieta de 1.500 calorias.

    Isso corresponde mais ou menos a 1 xícara (chá) de aveia com 1/2 xícara de amoras e 1 colher (chá) de açúcar mascavo, 1 maçã pequena, 1 xícara de iogurte grego com baixo teor de gordura com 1/2 xícara de flocos de milho ricos em fibras e 1 fatia de pão de trigo integral, além de muitos legumes, verduras e proteínas. Muito espaço de manobra para os amantes de macarrão.

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  • O que é mais saudável para os pés: salto anabela ou sapatilhas sem salto?

    Vencedor: salto anabela. Ambos permitem uma distribuição homogênea do peso do corpo, porque há amplo contato entre a sola do sapato e o chão (ao contrário do salto agulha). Mas o apoio maior do anabela pode deixá-lo no alto da lista, diz a Dra. Michele Summers Colon, podiatra e projetista de calçados de El Monte, na Califórnia.

     


  • Zattini

    “As sapatilhas são o pior calçado”, diz ela. “Não há apoio para o meio do pé, e o tornozelo tende a girar para dentro, provocando dores nesse local, nas panturrilhas e até nos joelhos.”

    Use salto alto sem causar danos ao seu corpo


  • interstid

    O que é melhor quando se está cansado: exercício ou um hora a mais de sono?

    Vencedor: exercício. Tanto o sono quanto o exercício são essenciais para a saúde, mas dormir uma hora a mais depois de uma noite inteira de sono não é tão benéfico quanto uma sessão matutina de suor.


  • jacoblund

    Estudos constataram que uma única sessão de exercício pode reduzir os sintomas de depressão e baixar a pressão arterial durante horas. Além disso, os exercícios podem ser energizantes. Uma revisão de estudos feita em 2006 por cientistas da Universidade da Geórgia constatou um vínculo forte entre a atividade física e a redução da fadiga. Experiências feitas pelos mesmos pesquisadores em 2008 e 2010 confirmaram: em vez de causar cansaço, exercitar-se aumenta a energia.


  • nensuria

    O que é preferível para a boa digestão: iogurte ou um suplemento de probióticos?

    Vencedor: iogurte e outros alimentos fermentados.

    “A comida é sempre a melhor fonte de nutrientes”, afirma o Dr. Gerard Mullin, diretor do Serviço de Nutrição Integrativa Gastrointestinal da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore. O efeito sinergético de todos os componentes dos alimentos integrais não pode ser reproduzido em suplementos.


  • sorrapong

    Quando comprar alimentos que contenham probióticos, como missô, quefir e iogurte, procure no rótulo culturas vivas e ativas. Se não suporta  o sabor dos alimentos com probióticos, peça ao médico que recomende um suplemento de boa qualidade, sugere o Dr. Mullin.

    Iogurte de leite de coco: uma opção gostosa e bem natural


  • hxdbzxy

    O que é melhor para combater os germes: sabão ou desinfetante para as mãos?

    Vencedor: sabão. Embora o sabão não mate micróbios como o álcool de alguns desinfetantes, lavar com água e sabão deixa as mãos mais limpas, de acordo com os especialistas em doenças infecciosas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.


  • ValuaVitaly

    Vários estudos constataram que a combinação de água corrente, espuma de sabão e vinte segundos de fricção das mãos remove o maior número de certos vírus e bactérias causadores de doenças. Não é preciso utilizar água quente; o aumento da temperatura não ajuda a tirar mais germes e ainda pode deixar as mãos mais ressecadas.

    Caso não seja possível usar água e sabão, um desinfetante para mãos com pelo menos 60% de álcool é uma segunda opção decente, segundo os Centros de Controle de Doenças.


  • anmbph

    Que escova de dentes funciona melhor: elétrica ou manual?

    Vencedora: elétrica. Os estudos oscilaram, mas, finalmente, uma revisão de 56 estudos confirmou, em 2014, que as escovas elétricas removem de 11% a 21% mais placas do que as manuais e são melhores para reduzir outros sintomas de doença das gengivas. Outra característica útil de muitas escovas elétricas é o cronômetro.

     


  • Highwaystarz-Photography

    “É comum os pacientes não perceberem que passam pouco tempo limpando os dentes”, diz o Dr. Ricardo Vidal Gonzalez, dentista da Clínica Mayo. “A maioria dos dentistas concorda que a escovação correta leva pelo menos dois minutos e recomenda isso aos pacientes, mas muita gente escova em menos de um minuto.”

    Embora a maioria das pessoas saudáveis consiga manter a boca em bom estado usando uma escova de dentes comum duas vezes por dia, ele explica que, para quem sofre de doença periodontal ou tem problemas como a artrite, que dificultam a escovação regular, provavelmente a escova elétrica será melhor.


  • Qual é o tipo de azeite mais recomendado para consumo?

    Vencedor: o extravirgem. Esse azeite não refinado é originário da primeira prensagem das azeitonas. Tem o sabor mais fresco e os níveis mais altos de fitonutrientes; colabora na prevenção de doenças.


  • MSPhotographic/

    Além disso, na hora de escolher o azeite no mercado, opte por aqueles com garrafas escuras. Luz e calor podem fazer o azeite estragar rápido.

    O segredo por trás do azeite de oliva


  • egal

    Farinha, farelo ou flocos de aveia?

    Vencedor: farelo de aveia. A principal diferenças entre a farinha, o farelo e o floco diz respeito ao processo de produção do cereal.


  • Labylullaby
    A farinha de aveia é a mais pobre em nutrientes e rica em açúcar. Ela é produzida a partir da parte mais interna do grão, o que faz com que a quantidade de fibras seja muito baixa.
    Flocos de aveia possuem alto teor de carboidratos e açúcares de absorção rápida.  Pelo processo de produção, eles mantém todos os açúcares, carboidratos e nutrientes.
    O farelo de aveia possui menos carboidratos. Ele é rico em proteínas e fibras solúveis, que ajudam a retardar a absorção da glicose.

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