Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 26 de setembro de 2020

10 dicas de como tirar cheiro de alho das mãos

Louise Cyrillo
Última atualização: 25 de setembro de 2020
Por: Louise Cyrillo

Saiba como se livrar do odor característico que permanece após o manuseio do alho.

10 dicas de como tirar cheiro de alho das mãos Imagem: Imagem: Karolina Grabowska/Pexels

O alho é o tempero queridinho dos brasileiros, mas sempre que o usamos, o cheiro que fica nas mãos e unhas parece que nunca vai sair. Mesmo após múltiplas lavagens e banho, o odor permanece, muitas vezes de um dia para o outro. Apesar de não ser um cheiro desagradável, pode atrapalhar sua percepção de outros odores.

Leia também: O que acontece se você consumir meio dente de alho por dia?

Muitas dicas rodam por aí sobre como tirar o cheiro de alho das mãos, algumas brincando com a dificuldade da tarefa: “a melhor forma para tirar o cheiro é limpando um peixe, e depois, cortando um alho para tirar o cheiro de peixe”. Porém, apesar de parecer difícil, e muitas dicas encontradas não funcionarem quando testadas, é possível sim tirar grande parte do cheiro das mãos. 

Algumas dicas funcionam por substituírem um cheiro por outro que talvez seja mais fácil de tirar. Outras, pela capacidade dos elementos de se unirem e formarem um processo novo. O consenso é que a melhor maneira de retirar o cheiro é utilizando algum tipo de óleo que irá neutralizar o cheiro e depois pode ser facilmente lavado com sabão.

Confira na galeria a seguir 10 dicas de como tirar cheiro de alho das mãos!

  • sergeyryzhov/iStock sergeyryzhov/iStock

    1. Use óleo

    O óleo é a solução que melhor resolve quando o problema é retirar o cheiro que permanece nas mãos.

    Aplique uma quantidade de óleo em suas mãos e espalhe bem, cobrindo todas as áreas possíveis. Cubra também cantos dos dedos e embaixo das unhas. Após ter feito isso, retire o excesso de óleo com um papel toalha e lave as mãos com detergente.


  • Artem Beliaikin/Pexels Artem Beliaikin/Pexels

    2. Esfregue sal

    O sal ajuda bastante a neutralizar o odor do alho, retirando-o quase por completo. Sem molhar as mãos, passe o sal nos dedos e mãos e, após esfregar levemente, coloque as mãos em baixo de água corrente para tirar o sal..

    Leia também: 21 benefícios do sal que vão ajudar você além da cozinha


  • Polina Tankilevitch Polina Tankilevitch

    3. Lave as mãos em água corrente sem esfregar

    Apesar dessa dica parecer um contrassenso, muitas pessoas indicam deixar as mãos paradas sob um fluxo de água corrente durante 15 segundos até o cheiro sair. Acontece que quanto mais você esfrega, mais o cheiro se espalha e se entranha pela sua pele com a ajuda da água.


  • welcomeinside/iStock welcomeinside/iStock

    4. Esfregue um objeto de aço inox

    Outra dica clássica indicada por diversos chefs de cozinha e que funciona muito bem é esfregar as mãos em um objeto de aço inox. Pode ser feita com qualquer objeto de inox, seja uma colher, a mesma faca que partiu o alho ou a torneira da pia. Esfregue toda a mão pelo objeto para o cheiro sair.


  • Pixabay/Pexels Pixabay/Pexels

    5. Azeite

    O azeite também é bastante usado para tirar o cheiro de alho das mãos. O processo é o mesmo que o utilizado para o óleo, mas o resultado final tem um cheirinho mais gostoso.


  • Ketut Subyianto Ketut Subyianto

    6. Passe café

    Para os amantes de café, essa dica é uma desculpa para preparar mais um bule! O grão moído do café, após ser coado, é uma maneira excelente de tirar o cheiro de alho das mãos. Ele funciona por ser um cheiro ainda mais forte e que neutraliza o anterior.


  • Monteserrat Soldu/Pexels Monteserrat Soldu/Pexels

    7. Esfregue Manteiga

    Por também ser um óleo, a manteiga funciona bem para retirar o cheiro de alho. O trunfo da manteiga é que ela está em estado sólido quando gelada e ter um cheiro até um pouco agradável. Após cortar um pequeno pedaço, é possível esfregá-la em toda a mão com facilidade. Após estar devidamente amanteigada, seque a mão com papel toalha e depois lave com detergente.


  • sebastianosecondi/iStock sebastianosecondi/iStock

    8. Lave as mãos com o próprio alho embaixo da água corrente

    Outra dica bastante utilizada é esfregar as mãos com uma dente de alho descascado sob água corrente. Entretanto, atenção, faça isso apenas se o alho estiver inteiro. Se você já o tiver partido, seu trabalho irá (literalmente) pelo ralo.


  • sebastianosecondi/iStock sebastianosecondi/iStock

    9. Use sabonetes antiodor

    Com o desenvolvimento de novas tecnologias, foram desenvolvidos sabonetes antiodor que cumprem o que prometem. Alguns são líquidos e fazem espuma, porém há também o sabonete de inox – um desdobramento do método do inox, mas sempre à mão.


  • moonHo Joe/iStock moonHo Joe/iStock

    10. Dica extra: Como prevenir?

    Alguns dizem que é sempre melhor prevenir do que remediar. Então, a dica para isso é: antes de descascar o alho, deixe-o submerso na água por cerca de um minuto. Em seguida, retire o alho da água e descasque-o. Pronto, agora a “colinha” foi dissolvida na água. Para garantir, cubra suas mãos de óleo e pode cortar o dente de alho. Após ter terminado, limpe as mãos com um papel toalha e lave com detergente.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados