Com cuidados básicos, bons móveis podem durar muitos anos. A manutenção regular com limpadores e condicionadores suaves pode dar vida nova aos móveis usados e preservar seu brilho natural. E o melhor: você pode fazer produtos caseiros com ingredientes como cera de abelha, vinagre e sabão puro. Confira as dicas a seguir:

gpointstudio/iStock

1.

Proteja do sol: os móveis de madeira e as peças estofadas durarão mais se não forem expostos aos raios solares. Os raios ultravioleta desbotam e danificam a madeira e o tecido.


LARISA DUKA/iStock

2.

Evite colocar bons móveis em lugares muito úmidos, muito secos ou próximos de aquecedores e lareiras. Se a umidade é alta, a madeira se expande, mas, sob a ação mais intensa do calor, a madeira pode rachar.


pabastin/iStock

3.

Proteja as superfícies de madeira do calor e de líquidos com descansos de copos, jogos americanos e descansos para pratos. Para remover queimaduras de cigarro, experimente esfregar um pouco de pasta de dentes.


inewsistock/iStock

4.

Para remover manchas brancas de água, aplique um pouco de pasta de dentes, cinza fina de lenha ou manteiga de amendoim com um pano úmido. Esfregue na direção do veio e dê o acabamento com lustrador.