Com cuidados básicos, bons móveis podem durar muitos anos. A manutenção regular com limpadores e condicionadores suaves pode dar vida nova aos móveis usados e preservar seu brilho natural. E o melhor: você pode fazer produtos caseiros com ingredientes como cera de abelha, vinagre e sabão puro. Confira as dicas a seguir:

aerogondo/iStock

5.

Comece a limpeza tirando o pó com um pano ligeiramente úmido. Se aplicar lustrador em madeira empoeirada, poderá danificar a superfície.


JackF/iStock

6.

Limpe a madeira, se necessário, com um sabão suave e água. Para madeira não envernizada ou outros tipos de acabamento diferentes de poliuretano, use apenas a espuma do sabão em esponja ou pano quase seco.


MSPhotographic/iStock

7.

Para limpar e tratar superfícies sem ou com pouco verniz, use um lustrador feito de quantidades iguais de azeite de oliva (ou óleo de linhaça) e vinagre branco misturadas com algumas gotas de óleo essencial. Aplique com um pano macio.


NikolayShubin/iStock

8.

Para limpar pinho cru, use água fria e sabão, pois a água quente pode amarelá-lo. Para remover manchas de gordura, esfregue com lixa fina e limpe com um pano úmido.