10 dicas para seus animais de estimação viverem mais

Com os cuidados certos, você pode melhorar a qualidade – e o tempo – de vida de seus amigos peludos.

Huck é um cachorro de sorte – e velho. A maioria dos labradores chega aos 12 anos, mas, com 15, Huck viveu 25% mais do que a média dos animais de estimação. Se fosse um homem brasileiro médio, com expectativa de vida de 73 anos, ele teria 91.
Qual é o segredo dos animais de estimação que vivem mais tempo?
“É uma combinação de coisas, como alimentação nutritiva com vitaminas e óleos, muito amor, atenção e exercícios”, diz Henry Uman, o dono de Huck, sobre seu segredo. Ele também nunca fica sozinho e está sempre, pelo menos, com um de seus três irmãos caninos ou um membro da família humana.
Segundo o último levantamento do IBGE, 62% dos lares brasileiros têm pelo menos um cachorro ou gato. E é seguro dizer que 100% deles gostariam que seu pet tivesse a sorte – e a assistência – de Huck.
Mais do que nunca, os avanços da medicina veterinária tornaram mais fácil aumentar a duração e a qualidade de vida de seu bichinho de estimação.
Veja mais: 13 segredos que vão deixar seus pets ainda mais felizes
Alguns procedimentos que hoje são padrão – como a vacinação contra raiva, hepatite e outras doenças – tiveram grande impacto. Além disso, há também novas descobertas que ajudam os animais a sobreviver a lesões e doenças que, há poucos anos, encurtariam sua vida.
É o caso de Fridgey, um gato-de-bengala. Pouco depois do primeiro aniversário, Fridgey operou uma fratura no quadril e fez fisioterapia numa esteira d’água. Ele se recuperou, mas, sete meses depois, fraturou o outro lado do quadril. Em março de 2018, colocou uma prótese de quadril: foi a primeira vez que os veterinários da Universidade Purdue realizaram o procedimento. Hoje, Fridgey tem uma saúde de ferro.
A conta da assistência médica de Fridgey foi alta: quase 10 mil dólares. Mas seus donos, Tyler e Faith Goldsberry, acham que valeu a pena. “Os animais merecem o melhor tratamento que pudermos dar, e jamais aumentaríamos a família sem ter meios para cuidar deles”, diz Tyler. O fato de a família ter feito seguro para os animais ajudou.
É aconselhável investir num seguro para animais? E comida sem glúten? Hoje há muitas opções de saúde e tratamento, e talvez seja difícil achar as que valem mais a pena para seu animal. Por isso, este guia é um bom começo.