Para a limpeza doméstica, alguns itens podem ajudar muito. Por exemplo, o talco, que é um mineral fino, comercializado com seu próprio nome ou como polvilho antisséptico. Ele não apenas impede a contaminação e combate a infecção, como também espanta as formigas e remove manchas.

Veja também outros produtos para limpeza doméstica.

Eis uma lista de soluções obtidas com o uso do talco na limpeza doméstica:

Mathisa_s/iStock

1. Mantenha as formigas a distância

Para obter um repelente orgânico de formigas realmente eficiente, polvilhe bastante talco nas fundações da casa e nos pontos conhecidos de entrada, tais como portas e janelas. Outro repelente orgânico eficiente é o óleo de cravo. Do mesmo modo, outra alternativa é plantar pés de hortelã em volta das fundações da casa. A farinha de trigo também nos oferece algumas soluções.


fizkes/iStock

2. Acabe com o rangido do assoalho

Portanto, não permita que o rangido das tábuas do assoalho o enlouqueça. A fim de parar o barulho com rapidez, polvilhe talco ou grafite entre as tábuas que rangem. Se isso não der certo, despeje nos locais um pouco de cera líquida.


FotoDuets/iStock

3. Remova manchas de sangue

Para remover manchas de sangue da roupa ou dos móveis, aplique no local uma pasta preparada com água e talco. Quando secar, escove para remover a pasta e a mancha. Se não tiver talco em casa, substitua-o por maisena ou farinha de milho.


Beli_photos/iStock

4. Livre-se das manchas gordurosas no tapete

Seja como for, uma mancha gordurosa é capaz de estragar a aparência do tapete mais luxuoso. É possível remover tais manchas do tapete com um misto de talco e paciência. Cubra a parte afetada com talco e espere pelo menos 6 horas para o pó absorver a gordura. Em seguida, passe o aspirador de pó, removendo o talco e, com ele, a mancha. O talco pode ser substituído por bicarbonato de sódio, maisena ou farinha de milho. Como não é só de manchas gordurosas que vivem os tapetes, descubra como remover outros tipos de manchas.