Para a limpeza doméstica, alguns itens podem ajudar muito. Por exemplo, o talco,  que é um mineral fino, comercializado com seu próprio nome ou como polvilho antisséptico. Ele não apenas impede a contaminação e combate a infecção, como também espanta as formigas e remove manchas.

Eis uma lista de soluções obtidas com o uso do talco:

1. Mantenha as formigas a distância

Para obter um repelente orgânico de formigas realmente eficiente, polvilhe bastante talco nas fundações da casa e nos pontos conhecidos de entrada, tais como portas e janelas. Outro repelente orgânico eficiente é o óleo de cravo. Do mesmo modo, outra alternativa é plantar pés de hortelã em volta das fundações da casa. A farinha de trigo também nos oferece algumas soluções.

2. Acabe com o rangido do assoalho

Portanto, não permita que o rangido das tábuas do assoalho o enlouqueça. A fim de parar o barulho com rapidez, polvilhe talco ou grafite entre as tábuas que rangem. Se isso não der certo, despeje nos locais um pouco de cera líquida.

3. Remova manchas de sangue

Para remover manchas de sangue da roupa ou dos móveis, aplique no local uma pasta preparada com água e talco. Quando secar, escove para remover a pasta e a mancha. Se não tiver talco em casa, substitua-o por maisena ou farinha de milho.

4. Livre-se das manchas gordurosas no tapete

Seja como for, uma mancha gordurosa é capaz de estragar a aparência do tapete mais luxuoso. É possível remover tais manchas do tapete com um misto de talco e paciência. Cubra a parte afetada com talco e espere pelo menos 6 horas para o pó absorver a gordura. Em seguida, passe o aspirador de pó, removendo o talco e, com ele, a mancha. O talco pode ser substituído por bicarbonato de sódio, maisena ou farinha de milho. Como não é só de manchas gordurosas que vivem os tapetes, descubra como remover outros tipos de manchas.

5. Tire manchas de gordura do poliéster 

Talvez sua saia ou blusa favorita de poliéster volte à moda algum dia; antes de vesti-la, porém, vai ser preciso tirar aquela mancha horrível de gordura. Para se livrar de manchas de gordura dos tecidos de poliéster, salpique talco em pó diretamente na mancha e esfregue com os dedos. Espere 24 horas e, então, passe uma escova macia. Eventualmente, repita a operação, se necessário, até a mancha ter saído por completo.

6. Desmanche nós e emaranhados

Mantenha as unhas fortes, e não as quebre a fim de tentar desatar um nó do cadarço de sapato. Antes de tudo, salpique um pouco de talco no cadarço (ou em qualquer cordão com nó) para soltá-lo com mais facilidade. Use talco para ajudar a desembaraçar também cordões de metal.

7. Sacuda a areia da praia

A propósito, já aconteceu com você? A família volta da praia, e você percebe que alguém resolveu trazer uma parte dela para dentro de casa. Minimize a sujeira salpicando um pouco de talco para bebê nas crianças (ou nos adultos) suadas e cobertas de areia, antes de entrarem em casa. Já que o pó reduz o excesso de umidade e facilita a tarefa de recolher a areia.

8. Refresque os lençóis no verão

Se os lençóis de cama estiverem pegajosos, tirando seu sono, mude a situação. Salpique um pouco de talco para bebê entre os lençóis antes de se cobrir nas noites quentes de verão. Mas se está na hora de lavar os lençóis, realize uma boa limpeza da roupa de cama, além de deixar o ambiente mais limpo, beneficia a sua saúde.

9. Lave a seco seu animal de estimação

É provável que a pelagem do cãozinho esteja precisando de um trato. Esfregue vigorosamente 1 ou 2 punhados de talco para bebê no pelo do animal. Deixe agir por alguns minutos, em seguida escove bem. Seu cachorro vai ficar com outra aparência e, por certo, um cheiro muito melhor! Isso também serve para um ocasional “shampoo a seco” em seu próprio cabelo, seguindo a mesma técnica. E seu shampoo pode ser usado para outras tarefas, sabia?

10. Absorva as manchas de gordura na roupa

Sem dúvida, as frituras podem ser bem perigosas, principalmente para as roupas. Se a roupa está com uma mancha de gordura e tanto, experimente cobri-la com bastante talco para bebê aplicado com esponja de maquiagem. Além disso, assegure-se de esfregar bem, depois escove o excesso. Repita o processo até a mancha desaparecer. Para remover outros tipos de manchas de roupas, existem outros produtos que você encontra no link.

11. Limpe as cartas do baralho

Eis uma maneira simples de manter as cartas do baralho com aparência de limpas e, acima de tudo, sem grudar umas nas outras: coloque as cartas soltas dentro de um saco plástico com um pouco de talco para bebê. Portanto feche a sacola e agite bem. Certamente, ao serem retiradas da sacola, as cartas vão estar limpas e agradáveis ao toque. Pode ser feito com farinha de trigo também.

12. Calce luvas de borracha com facilidade

Na hora de calçar a luva de borracha, não force para enfiar os dedos, se a camada de pó que vem no produto já tiver acabado. Ou seja, passe um pouco de talco para bebê nas mãos e as luvas vão calçar com a mesma facilidade de quando eram novas.

13. Remova mofo dos livros

Se alguns de seus livros, guardados em ambiente menos adequado, assim como, um pouco mofados ou bolorentos, tente o seguinte: primeiro, deixe-os secar ao vento. Em seguida, salpique talco para bebê entre as páginas, mantendo-os na posição vertical por algumas horas. Logo depois, tire com suavidade o excesso do talco de cada livro. Talvez não fiquem tão bons quanto os novos, mas certamente vão estar em melhor estado do que antes. Agora, imagine acabar de uma vez com o mofo! 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!