Sim, é possível ter cachorro em apartamento. Segundo dados do IBGE, inclusive, o número de cães já supera o de filhos pequenos nos lares brasileiros.

17 dicas incríveis para entender melhor seu cachorro

No entanto, para criar seu bichinho em um ambiente menor, é preciso tomar alguns cuidados. Por isso, separamos 15 dicas para criar cachorro em apartamento. Confira nos slides a seguir!

Chalabala / iStock

5. Passeie regularmente

A socialização é importante para o animal. Quando não ocorre, é comum que o animal demonstre medo — e até pânico — quando exposto. Com passeios regulares, seu melhor amigo vai lidar naturalmente com outras pessoas e animais.


Photology1971/iStock

6. Ofereça atividades

Como seu cachorro vai passar a maior parte do tempo em casa, é indicado que existam objetos de interação no ambiente para o animal se entreter, como brinquedos espalhados pelo apartamento.


FollowTheFlow/iStock

7. Mantenha uma rotina de limpeza

Para quem tem bichinhos em casa, atividades como varrer a casa, aspirar e passar pano são indispensáveis. Ao recolher as fezes e xixi do animal, use um pano com álcool ou desinfetante.


Cunaplus_M.Faba/iStock

8. Ensine seu cão

Desde o primeiro dia no apartamento, deixe claro para o animal qual será o local para as necessidades. A partir daí, quando ele acertar o local, ofereça um petisco e um carinho como reforço positivo. Quando o bichinho errar, leve-o até o local certo para reforçar o aprendizado.