A lavanderia econômica baseia-se em dois princípios: menos energia na lavagem e no aquecimento da água e água fria sempre que possível. Além disso, você pode optar por gastar menos com os produtos de limpeza ao lavar roupa e ainda reutilizar a água.

Confira as dicas a seguir para escolher a maquina de lavar ideal, economizar durante a lavagem e até mesmo diminuir a necessidade de passar roupa:

george tsartsianidis/iStock

1.

A economia na hora de lavar roupa começa pela escolha da máquina de lavar. Por isso, procure sempre o modelo mais eficiente. No Brasil, as lavadoras têm classificação de eficiência energética feita pelo Inmetro. Dê preferência aos modelos com a etiqueta verde “A” de eficiência energética.


Wavebreakmedia/iStock

2.

Escolha uma máquina com capacidade adequada às suas necessidades. Por exemplo, se tem uma família grande ou costuma lavar roupas em muita quantidade, deve optar por uma máquina maior. Lavagens múltiplas numa máquina de menor capacidade consumirão mais energia e água.


Choreograph/iStock

3.

Verifique a quantidade de água que a máquina usa em cada ciclo de lavagem – quanto menor o número de litros gastos, melhor. Procure modelos que permitam o ajuste do nível de água ao tamanho da carga. Como opção, busque modelos que indiquem ou permitam a configuração do tamanho da carga.


Evgen_Prozhyrko/iStock

4.

Se você precisa de água quente na lavagem da sua roupa, evite as lavadoras alimentadas com água fria que esquentam a água quando necessário. Este processo é menos eficiente do que usar água quente encanada – principalmente se sua água é aquecida por meio de gás ou energia solar (esta última aquece a água gratuitamente). Para isso, você precisa de tubulações de água quente e fria.