Faça uma busca
|
Publicado em: 28 de outubro de 2019

15 dicas para economizar ao lavar roupa

É possível economizar energia, água e produtos de limpeza, confira

Imagem: RossHelen/iStock
Iana Faini
Por: Iana Faini

A lavanderia econômica baseia-se em dois princípios: menos energia na lavagem e no aquecimento da água e água fria sempre que possível. Além disso, você pode optar por gastar menos com os produtos de limpeza ao lavar roupa e ainda reutilizar a água.

Confira as dicas a seguir para escolher a maquina de lavar ideal, economizar durante a lavagem e até mesmo diminuir a necessidade de passar roupa:

  • george tsartsianidis/iStock

    1.

    A economia na hora de lavar roupa começa pela escolha da máquina de lavar. Por isso, procure sempre o modelo mais eficiente. No Brasil, as lavadoras têm classificação de eficiência energética feita pelo Inmetro. Dê preferência aos modelos com a etiqueta verde “A” de eficiência energética.


  • Wavebreakmedia/iStock

    2.

    Escolha uma máquina com capacidade adequada às suas necessidades. Por exemplo, se tem uma família grande ou costuma lavar roupas em muita quantidade, deve optar por uma máquina maior. Lavagens múltiplas numa máquina de menor capacidade consumirão mais energia e água.


  • Choreograph/iStock

    3.

    Verifique a quantidade de água que a máquina usa em cada ciclo de lavagem – quanto menor o número de litros gastos, melhor. Procure modelos que permitam o ajuste do nível de água ao tamanho da carga. Como opção, busque modelos que indiquem ou permitam a configuração do tamanho da carga.


  • Evgen_Prozhyrko/iStock

    4.

    Se você precisa de água quente na lavagem da sua roupa, evite as lavadoras alimentadas com água fria que esquentam a água quando necessário. Este processo é menos eficiente do que usar água quente encanada – principalmente se sua água é aquecida por meio de gás ou energia solar (esta última aquece a água gratuitamente). Para isso, você precisa de tubulações de água quente e fria.


  • thomasandreas/iStock

    5.

    Abertura frontal ou superior?

    As lavadoras com abertura superior geralmente lavam mais rápido. No entanto, adquirir uma máquina de abertura frontal pode garantir uma economia a longo prazo, além de ser a melhor opção para o meio ambiente.

    As lavadoras de abertura frontal costumam usar menos água – um modelo eficiente pode consumir 100 litros a menos por lavagem se comparado a uma máquina ineficiente de abertura superior. As de abertura frontal também consomem 40% menos energia e metade do sabão. E lavam mais delicadamente, fazendo suas roupas durar mais!


  • Yana Tikhonova/iStock

    6.

    Resumindo, as características da máquina de lavar ideal são:

    • Controle variável de temperatura – permite o uso de água fria.
    • Sensor de carga ou outro recurso para carga reduzida – reduz o consumo de água.
    • Variedade de ciclos de lavagem para diferentes tecidos – preserva as roupas.
    • Alta velocidade de rotação (máquinas de abertura frontal) – reduz o tempo de secagem e energia, caso você use uma secadora.
    • Modo de economia de água – recicla a água do enxágue final.
    • Recursos antirrugas, como ciclos permanentes de pressão ou funções de agito ou de prolongamento do enxágue e da centrifugação, que reduzem a necessidade de se passar as roupas.

  • PaulMichaelHughes/iStock

    7.

    Pratique a lavagem consciente: espere ter uma carga completa antes de ligar a máquina de lavar. Se precisar lavar pouca roupa, não se esqueça de ajustar o nível da água.


  • photoschmidt/iStock

    8.

    Prefira o ciclo de “lavagem rápida”, que costuma ser tão eficiente quanto os ciclos mais longos, exceto em caso de roupas muito sujas.


  • Kwangmoozaa/iStock

    9.

    Não use mais sabão do que o necessário. O excesso não deixará as roupas mais limpas, o enxágue será mais difícil e haverá desperdício de energia. Além disso, para cada 100 gramas de sabão produzidos é emitido cerca de 1,3 quilo de gases causadores do efeito estufa.

    Veja também como substituir o amaciante por vinagre.


  • NikolayShubin/iStock

    10.

    Se sua máquina de lavar tiver um modo de economia de água, use-o. Se não tiver, colete a água do enxágue final, em máquinas de abertura superior, direcionando o tubo de saída para um balde. Jogue a água de volta na máquina antes de iniciar a lavagem seguinte.


  • Iuliia Mikhalitskaia/iStock

    11.

    Limpe o filtro da máquina de lavar regularmente para manter a eficiência.


  • SVproduction/iStock

    12.

    Se a sua casa tiver uma área externa, pense na possibilidade de instalar uma válvula de desvio para redirecionar a água usada para o sistema de irrigação do jardim. Ou guarde a água usada em um balde para lavar o quintal ou a garagem.


  • Antonio_Diaz/iStock

    13.

    Oitenta por cento da energia necessária para uma lavagem com água quente é usada no aquecimento da água. Por isso, use água fria sempre que possível. Além de economizar, você também reduzirá as emissões de gases do efeito estufa – a lavagem quente gera 15 vezes mais emissões que a fria.


  • NYS444/iStock

    14.

    Sacuda bem as roupas depois de tirá-las da máquina de lavar e pendure em um cabide ao invés de pendurar diretamente no varal. Isso reduz a necessidade de passá-las mais tarde.


  • brizmaker/iStock

    15.

    Caso escolha comprar uma secadora de roupas, siga estas dicas:

    • Escolha um modelo com boa classificação de eficiência. Mas saiba que secadoras em geral são energeticamente ineficientes.
    • Procure modelos com os seguintes recursos: sensor para desligamento automático quando as roupas estiverem secas; variedade de ajustes de tecidos e temperaturas, com opção de redução; prateleira externa para secar itens usando o ar quente expelido; filtro acessível.
    • Pense em investir numa secadora a gás. Ela é mais cara que a elétrica, mas oferece maior eficiência, podendo garantir economia a longo prazo.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close