Você sabe a hora certa de mandar uma mensagem no WhatsApp? Quando responder ou não um e-mail? Já passou vergonha porque o corretor corrigiu uma palavra sem você ver?  É preciso cuidado para não perder pontos com familiares, amigos e colegas de trabalho no meio virtual. As relações digitais também possuem regras de etiqueta – a etiqueta digital –, que devem ser seguidas por todos que desejam manter boas relações online.

Você já viu as 14 atitudes inconvenientes para evitar no dia a dia, então agora acompanhe 15 dicas específicas para não passar vergonha na internet:

 

1 Pergunte se a pessoa está disponível

Quando chamar alguém pelo WhatsApp ou outro aplicativo , pergunte sempre se aquele é um bom momento e se a pessoa pode falar. Começar uma conversa no momento errado certamente resultará em uma troca pouco produtiva e você ficará irritado quando as respostas demorarem muito a chegar.

 

2 Use o Wif-Fi grátis com parcimônia

Não tem problema pegar carona na rede aberta de um local público, mas tenha sempre em mente que elas nem sempre são 100% seguras – redes desprotegidas são alvo fácil para programas hackers que podem copiar os dados contidos no seu celular.

 

3 Se comunique pelo meio correto

Com tantas redes sociais, é muito importante escolher o meio de comunicação correto para o contato em questão. Seu chefe prefere chat ou e-mail? A pessoa com quem você se comunica profissionalmente lhe deu liberdade para ser contatada pelo Instagram? Seu amigo não usa muito o Facebook? Então não adianta ficar chateado por ele não responder seu convite para um evento.

 

4 Cuidado com o corretor!

Você vai decorar ou devorar o bolo? O corretor automático pode ser uma bênção ou uma maldição. Cuidado com gafes embaraçosas: confira antes de enviar a mensagem.

 

5 Peça permissão antes de adicionar alguém a algum grupo

Por mais que o novo grupo de WhatsApp ou Facebook seja ótimo, você não tem como saber se seu amigo também vai gostar de participar ou se ele ao menos tem disponibilidade de tempo para ficar conferindo as notificações. Por isso, pergunte antes.

 

6 Não fique conferindo o celular o tempo todo

Ao conversar pessoalmente com alguém, resista ao impulso de checar constantemente a tela do celular. As notificações chamando por você podem esperar um pouquinho mais (se for algo muito urgente, haverá uma ligação). Tente estar presente no momento e dar atenção a quem está falando com você.

 

7 O tom certo nos e-mails

Ao compor um e-mail, não escreva tudo em letras maiúsculas (sim, parece que você está gritando e/ou sendo rude), não use letras coloridas ou emoticons, não envie anexos muito pesados, não encaminhe a mensagem a terceiros sem ter certeza de que a outra parte da conversa esteja de acordo.

 

 8 Vá direto ao assunto nos e-mails profissionais

E-mail não é carta, portanto evite linguagem rebuscada e seja direto. Melhor ainda, ponha a informação mais importante no assunto. “O formato a ser adotado é o do memorando”, diz Rhonda McEwen, professora do instituto de Comunicação, Cultura, Informação e Tecnologia da Universidade de Toronto.

9 Contatos profissionais têm hora certa

Embora as mensagens e e-mails de trabalho cheguem a todo momento, não é sempre que se deve mandá-los ou respondê-los. O período correto é o do horário de trabalho.

 

10 Ser educado é muito importante

Não descarte toda a formalidade em contexto profissional. É melhor evitar citações, mensagens pessoais e emoticons, explica o manual de boas maneiras Emily Post’s Etiquette. Use “Muito obrigado” ou “Atenciosamente” ao assinar.

 

11 Fique atento ao relógio

Quanto tempo se pode deixar uma mensagem ou e-mail à espera na caixa de entrada? O Emily Post’s Etiquette recomenda responder às mensagens pessoais em um ou dois dias e as profissionais em 24 horas.

 

12 Excluir alguém não é crime

Não tenha medo de desfazer amizades nem de deixar de seguir alguém, e não se ofenda se alguém deixar de segui-lo ou desfazer a amizade. Em geral, é apenas uma questão de podar antigos relacionamentos, na internet e fora dela.

 

13 Permissão para fotos é necessária

Respeite a privacidade dos outros quando marcá-los em redes sociais. Em caso de dúvida, não publique ou mude a configuração para limitar o acesso.

 

14 A vida real em primeiro lugar

As redes sociais são bons meios de contato no caso de aniversários e outros fatos da vida. Mas não se sinta obrigado a responder a tudo publicamente. Saiba quanto entrar em contato pessoalmente também.

 

15 Não leve assuntos confidenciais para a internet

Nada mais constrangedor do que entrar em uma rede social e se deparar com uma exposição de assuntos íntimos daquela pessoa que você mal conhece, não é mesmo? Como recomenda o manual Emily Post’s Etiquette, “quando não puder divulgar num cartaz na rua, não coloque na internet”.