Se você já sofreu uma queda e acordou com um hematoma ou um corte em algum lugar do corpo, então fique atento à essas dicas caseiras que separamos para você. Mas, se você tem algum problema de pele que te causa desconforto, essas soluções caseiras também são para você. Os produtos que podem te salvar de problemas de pele, cortes, picadas de inseto e até queimaduras solares você encontrará no armário da cozinha!

Então, não perca tempo! Anote essas receitas simples e práticas e encontre alívio para os seus problemas hoje mesmo. Porém, fique atento! Se os sintomas se agravarem ou persistirem, procure imediatamente o médico.

Burhanuddin Helmi/iStock

Trate um machucado com alho

Para tratar um corte ou um esfolado, lave delicadamente a ferida com água morna e sabão e seque-a batendo levemente nela com um pano limpo e macio. Em seguida, amasse 1 dente de alho e pressione-o contra o ferimento por 5 a 10 minutos, mantendo-o no lugar com uma atadura, se desejar. O alho contém alicina, que tem demonstrado inibir a proliferação de diversos tipos de bactérias e protege contra infecções. Mas, cuidado! O alho fresco provoca irritação! Portanto, nunca o deixe – em infusão, triturado ou inteiro – sobre a pele por mais de 20 minutos de cada vez. Retire imediatamente se houver irritação.


vovashevchuk/iStock

Pimenta-do-reino para a hemorragia

Salpicar uma boa quantidade de pimenta-do-reino sobre um corte sangrando fará o sangue parar de escorrer rapidamente. Isso ocorre porque a pimenta contrai os vasos sanguíneos. Muitos que usaram esse remédio também afirmam que uma ferida tratada com pimenta-do-reino sara com menos cicatrizes.


CherriesJD/iStock

Diminua o hematoma com uma cebola

Se você acabou de bater com o braço, com a perna ou com o joelho (ou com qualquer outra parte do corpo) e está preocupado com o hematoma, corte a ponta de uma cebola crua e pressione-a imediatamente sobre a área afetada, mantendo-a ali por 15 minutos. A alicina contida na cebola (o composto que faz seus olhos lacrimejarem) ajuda a estimular o fluxo linfático no corpo, auxiliando na dissipação do sangue concentrado no tecido recém-machucado, que cria a mancha que chamamos de hematoma. Mas, cuidado! Só aplique a cebola na pele intacta. Não use se houver ferida.


Yulia Buzaeva/iStock

Alivie queimaduras de sol com chá-verde

Adicione três saquinhos de chá-verde a 1 litro de água que acabou de ferver, tire a panela do fogo e deixe descansar por 2 e 3 horas. Use um chumaço de algodão ou um pano bem macio para aplicar o chá frio sobre a área afetada com leves pancadinhas e deixe que os taninos refrescantes façam seu trabalho.