Faça uma busca
|
Publicado em: 5 de dezembro de 2019

15 usos criativos para sacolas de papel no dia a dia

Descubra como as sacolas de papel podem ser mais úteis do que você imagina

Imagem: Karimpard/iStock

Enquanto as sacolas de papel derivam de um recurso renovável (árvores), a maioria das sacolas de plástico advém de recursos não renováveis (polietileno, uma composição de petróleo cru e gás natural). Porém, segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, no processo de produção, as sacolas de papel geram 70% mais poluentes do ar e 50% mais poluentes da água do que as de plástico

E, além disso, é preciso 4 vezes mais energia para fabricar as sacolas de papel do que as de plástico e 91% a mais de energia para reciclar. Por isso, além de dar preferência ao uso de ecobags reutilizáveis no mercado, é importante prolongar a vida útil das sacolas e evitar o descarte rápido.

Não sabe como? Confira abaixo 15 utilidades desse item comum para o seu dia a dia:

TuelekZa/iStock

1. Limpe as flores artificiais

As flores de seda verdadeira são bastante raras atualmente; a maioria das flores artificiais é feita de náilon ou outro tecido sintético. Sejam de seda ou de outro material, elas podem ficar de cara nova se forem colocadas numa sacola de papel com 1/4 de xícara de sal. Agite um pouco a sacola e as flores vão parecer tão limpas quanto no dia em que foram compradas.


locknloadlabrador/iStock

2. Use para amadurecer frutas

Muitos frutos – como abacates, bananas, peras, pêssegos e tomates – amadurecem melhor se forem envolvidos em sacolas de papel. Para agilizar o processo de amadurecimento de qualquer fruto, coloque a casca de uma maçã ou banana já madura na mesma sacola e guarde-a em temperatura ambiente.

Para amadurecer bananas verdes, envolva-as num pano de prato umedecido antes de colocá-las na sacola de papel. Quando já estiverem no ponto certo, coloque as frutas na geladeira para interromper o processo.


NYS444/iStock

3. Use como forro da tábua de passar

Se o forro da tábua de passar estiver em péssimas condições, não esquente a cabeça. Improvise um forro abrindo 1 ou 2 sacolas de papel. Umedeça o papel da sacola e coloque-o sobre a tábua para terminar de passar as últimas roupas lavadas da semana.


ribeirorocha/iStock

4. Mantenha o pão fresco

Quando se mora numa região de grande umidade, o pão deve ser guardado dentro de uma sacola de papel, em vez de na de plástico, para que fique sempre fresco.

A capacidade do papel de “respirar” mantém a casca do pão mais crocante, ao mesmo tempo que permite que o miolo permaneça mais suave e úmido.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados