Faça uma busca
|
Publicado em: 5 de dezembro de 2019

15 usos criativos para sacolas de papel no dia a dia

Descubra como as sacolas de papel podem ser mais úteis do que você imagina

Imagem: Karimpard/iStock
Iana Faini
Por: Iana Faini
Publicidade


Enquanto as sacolas de papel derivam de um recurso renovável (árvores), a maioria das sacolas de plástico advém de recursos não renováveis (polietileno, uma composição de petróleo cru e gás natural). Porém, segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, no processo de produção, as sacolas de papel geram 70% mais poluentes do ar e 50% mais poluentes da água do que as de plástico

E, além disso, é preciso 4 vezes mais energia para fabricar as sacolas de papel do que as de plástico e 91% a mais de energia para reciclar. Por isso, além de dar preferência ao uso de ecobags reutilizáveis no mercado, é importante prolongar a vida útil das sacolas e evitar o descarte rápido.

Não sabe como? Confira abaixo 15 utilidades desse item comum para o seu dia a dia:

  • TuelekZa/iStock

    1. Limpe as flores artificiais

    As flores de seda verdadeira são bastante raras atualmente; a maioria das flores artificiais é feita de náilon ou outro tecido sintético. Sejam de seda ou de outro material, elas podem ficar de cara nova se forem colocadas numa sacola de papel com 1/4 de xícara de sal. Agite um pouco a sacola e as flores vão parecer tão limpas quanto no dia em que foram compradas.


  • locknloadlabrador/iStock

    2. Use para amadurecer frutas

    Muitos frutos – como abacates, bananas, peras, pêssegos e tomates – amadurecem melhor se forem envolvidos em sacolas de papel. Para agilizar o processo de amadurecimento de qualquer fruto, coloque a casca de uma maçã ou banana já madura na mesma sacola e guarde-a em temperatura ambiente.

    Para amadurecer bananas verdes, envolva-as num pano de prato umedecido antes de colocá-las na sacola de papel. Quando já estiverem no ponto certo, coloque as frutas na geladeira para interromper o processo.


  • NYS444/iStock

    3. Use como forro da tábua de passar

    Se o forro da tábua de passar estiver em péssimas condições, não esquente a cabeça. Improvise um forro abrindo 1 ou 2 sacolas de papel. Umedeça o papel da sacola e coloque-o sobre a tábua para terminar de passar as últimas roupas lavadas da semana.


  • ribeirorocha/iStock

    4. Mantenha o pão fresco

    Quando se mora numa região de grande umidade, o pão deve ser guardado dentro de uma sacola de papel, em vez de na de plástico, para que fique sempre fresco.

    A capacidade do papel de “respirar” mantém a casca do pão mais crocante, ao mesmo tempo que permite que o miolo permaneça mais suave e úmido.


  • taka4332/iStock

    5. Recicle como recipiente para toalhas ou lenços

    Dê um toque simples, mas elegante, ao banheiro social, usando pequenas sacolas de butique como recipientes para toalhas ou lenços de papel usados. Pode-se até mesmo embelezá-las com um toque pessoal, tais como laços ou adesivos que combinem com a decoração.


  • chengyuzheng/iStock

    6. Armazene os cogumelos

    Retire os cogumelos da embalagem de compra e coloque-os numa sacola de papel dentro da geladeira. Isso vai mantê-los frescos por até uns 5 dias.


  • Ulianna/iStock

    7. Fertilize as plantas

    A farinha de ossos é uma excelente fonte de nutrientes para todas as plantas do jardim. Para fazer você mesmo, primeiro seque ossos de galinha num forno micro-ondas (dependendo da quantidade, cozinhe-os por 1 a 4 minutos na potência alta). Em seguida, coloque os ossos secos numa sacola de papel resistente e triture-os usando uma marreta, um martelo ou um rolo para massas.

    Depois, espalhe a farinha em volta das plantas e observe como vão ficar viçosas.


  • Chet_W/iStock

    8. Acrescente ao adubo

    As sacolas de papel pardo constituem um grande aditivo a qualquer adubo natural de jardim. Não só contêm menos tinta e pigmentos do que os impressos, como também atraem mais minhocas para a estrumeira (na verdade, a única coisa que as minhocas apreciam mais do que papel é papelão).

    É melhor rasgar e molhar as sacolas antes de colocá-las na estrumeira. Assegure-se, ainda, de misturá-las bem à terra, para impedir que sejam levadas ao vento quando estiverem secas.


  • Ridofranz/iStock

    9. Remodele peças de lã depois de lavadas

    Trace no papel de uma sacola grossa os contornos do suéter, da touca ou das luvas de lã antes de lavá-los. Após a lavagem, use o molde para fazer com que as peças voltem à forma original.


  • wmaster890/iStock

    10. Seque as ervas

    Para secar ervas frescas, lave primeiro cada uma delas com água fria e seque cuidadosamente com toalhas de papel. Assegure-se de que as plantas estejam completamente enxutas para reduzir o risco de mofo. Pegue 5 ou 6 molhos, retire as folhas inferiores e coloque-as de ponta-cabeça dentro das sacolas de papel. Junte e amarre a extremidade da sacola em torno do caule.

    Faça algumas aberturas na sacola para ventilar e coloque-as em local quente e seco, por no mínimo 2 semanas. Quando as ervas estiverem secas, examine com todo cuidado para ver se há indícios de mofo. Se houver, jogue o molho todo fora. Depois de retirados os caules, você pode moer as ervas com um rolo para massas ou uma garrafa de refrigerante cheia, ou mantê-las como estão para reter o sabor por mais tempo. Guarde-as secas em recipientes herméticos e longe da luz do sol.


  • HAKINMHAN/iStock

    11. Tire o pó dos esfregões

    Os esfregões são úteis para eliminar com facilidade a poeira e os pelos de animais domésticos de dentro de casa; mas como eliminar a sujeira do próprio esfregão? Em sua extremidade de tecido ou poliéster, enfie uma sacola grande de papel, e prenda com um pedaço de barbante ou um elástico.

    Depois, sacuda energicamente o esfregão várias vezes (umas pancadinhas no chão também não custam nada). Deixe-o de lado por alguns minutos, para que o pó se deposite na sacola de papel. Por fim, retire a sacola com cuidado e jogue a sujeira no lixo.


  • PredragImages/iStock

    12. Facilite a limpeza

    Espalhe sobre o balcão o papel de 1 ou 2 sacolas quando for descascar legumes, debulhar milho e vagem, ou executar qualquer outra tarefa que deixe sujeira. Ao terminar, simplesmente dobre o papel, jogando-o no lixo para concluir a limpeza de forma fácil e rápida.


  • Grassetto/iStock

    13. Pinte pequenos objetos com aerossol

    Nem sempre é necessário sujar tudo em volta quando se precisa pintar pequenos objetos com aerossol. Coloque o objeto a ser pintado dentro de uma sacola de papel grande e borrife a tinta; a sacola vai conter o excesso dos jatos. Quando o objeto estiver seco, simplesmente retire-o de lá e jogue a sacola fora.


  • NeonShot/iStock

    14. Reutilize como sacola de presente

    O que fazer com as pequenas sacolas de papel com alças, tão adotadas pela maioria das butiques? Por que não usá-las como embrulho de seus próprios presentes?

    São ideais para pequenos objetos, como utensílios de banho, joias, perfumes e até mesmo livros. É só envolver o presente com tiras de papel crepom, acrescentar um cartão personalizado, e pronto.


  • LARISA DUKA/iStock

    15. Faça uma tocha para acender o fogo

    À procura de uma maneira fácil de acender o fogo da lareira? É simples: encha uma sacola de papel com bolas de jornal amassado e pedaços de vela. Coloque a sacola sob a lenha e acenda o fogo; depois, sente-se e desfrute da chama exuberante.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close