Nas próximas décadas, estima-se que 30% a 55% dos empregos serão automatizados. Diante disso e da crise que assola o Brasil, é possível prever que a escassez de trabalho será ainda maior. No entanto, na contramão deste cenário, crescem também as oportunidades para profissionais autônomos. Para ter sucesso como freelancer, porém, algumas dicas não podem ser ignoradas.

Nômade Digital: será que este é seu emprego dos sonhos?

Este profissional tem mais liberdade. Não precisa, por exemplo, cumprir o horário trivial de expediente ou ficar preso a um escritório de segunda a sexta. Por outro lado, a liberdade demanda maior responsabilidade.

Portanto, preparamos 19 dicas para ser um freelancer de sucesso e aproveitar as oportunidades deste novo mercado. Leia com atenção nos slides a seguir.

Ali Yahya/Unsplash

1. Planejamento

Trabalhar como autônomo é uma nova fase na vida. E, como tal, necessita planejamento. Defina detalhes importantes, como seus horários de trabalho e o local onde vai exercer a nova função, principalmente.


FlamingoImages/iStock

2. Estude

Enumere seus pontos fortes e fracos. A partir destes, você deve investir nos fortes e trabalhar nos fracos para superá-los. Não seja o seu próprio obstáculo.


Ali Yahya/iStock

3. Portfólio

Como autônomo, o seu cartão de visita passa a ser seu portfólio. Invista sua atenção neste item. É recomendado também ter duas versões do portfólio — uma impressa e outra na web.


Manny Pantoja/iStock

4. Invista na prospecção

Nesta nova realidade, será necessário conquistar clientes interessados no seu trabalho. Vá em busca de contratantes e apresente seu portfólio ao seu público-alvo.