Faça uma busca
|
Publicado em: 2 de agosto de 2019

21 dicas que vão ajudar você a superar o fim de um relacionamento

Saiba como superar o término da relação e dar a volta por cima sem guardar rancor

Imagem: Wavebreakmedia/iStock

O fim de um relacionamento é sempre difícil. Para alguns, o período de “luto” pelo término de um namoro pode ser uma tortura, principalmente quando o outro já refez a vida ou já não sente mais o mesmo que você.

Mas a vida continua e é preciso superar este momento comum na vida de milhões de pessoas. Como cada um possui seu tempo e sua forma de lidar com as situações, infelizmente não há uma receita pronta.

8 dicas para lidar com conflitos no relacionamento

No entanto, seguindo alguns passos, é possível que este momento passe de uma forma menos dolorosa. Para isso, separamos 21 dicas que vão ajudar você a superar o fim de um relacionamento. Confira na galeria abaixo!

  • Christian Erfurt/Unsplash

    1 – Chore

    Se você terminou há pouco tempo um relacionamento e ainda sente pela separação, não há como sorrir logo nos primeiros dias.

    Pelo contrário, o “luto” com o fim da relação não deve ser deixado de lado. Chore! Com o passar dos dias, você vai perceber que a dor do início já não é tão forte assim.


  • Heebyj/iStock

    2 – Permita sentir

    Muitas vezes as pessoas apenas dizem para seguir em frente e esquecer. Quem passa por uma separação sabe que o sentimento não termina tão fácil assim.

    Então, permita-se sentir. Se está com raiva, não a esconda. Se está triste, não se force a ser feliz. Este é um momento necessário para que o sentimento se transforme e, aos poucos, esta fase seja superada.


  • Aron Visuals/Unsplash

    3 – Não tenha pressa

    Se dê o tempo que for necessário para aceitar o fim do relacionamento. Não compare o seu tempo ao de outras pessoas.

    Se “fulano” superou o término em uma semana ou um mês, não ache que você tem o mesmo tempo. Claro que este sofrimento não pode durar meses, anos, mas não há motivos para acelerar o seu processo natural.


  • Veri Ivanova/Unsplash

    4 – Reserve tempo para você

    Depois de certo tempo em uma relação, é normal às vezes não saber o que fazer sem uma companhia.

    Por isso, aos poucos, é preciso deixar a tristeza de lado e reservar um tempo para cuidar de si. Este é um momento de descobrir as coisas que gosta de fazer sozinho e aproveitar.


  • Michaeljung/iStock

    5 – Fale sobre o fim da relação

    Muitas pessoas preferem não falar sobre o fim da relação. Mas conversar com amigos ou familiares próximos, às vezes, pode ajudar a entender os motivos que levaram à separação e os pontos positivos deste término.

    Além disso, ter uma rede de apoio neste momento pode ser uma forma de superar o término.


  • Minerva Studio/iStock

    6 – Não finja estar tudo bem

    Além de muitas pessoas não falarem sobre o fim de uma relação, muitas têm a necessidade de passar uma imagem de que “está tudo bem”.

    Não perca tempo tentando mostrar o que não existe ou sendo algo que não é. Os julgamentos não devem importar neste momento. Como já foi dito, esta é uma fase em que é preciso sentir.


  • Helena Lopes/Unsplash

    7 – Saia com seus amigos

    Às vezes, após um longo período em um relacionamento, as pessoas se distanciam dos amigos.

    Por isso, volte a estreitar os laços e divirta-se com seus amigos. O ideal aqui é se distrair e superar aos poucos o fim da relação.


  • Online Marketing/Unsplash

    8 – Procure ajuda profissional se for necessário

    Nem sempre é preciso com tudo sozinho. O fim de um relacionamento pode sim afetar o psicológico. Por isso, não tenha vergonha de procurar um profissional caso seja necessário.


  • William Hook/Unsplash

    9 – Evite as redes sociais

    As redes sociais podem ser um empecilho quando o intuito é superar o fim de um relacionamento. Querer saber da vida do(a) ex, o famoso “stalkear”, pode atrapalhar nesta hora.

    Além disso, publicar indiretas ou querer parecer o que não é para os outros pode prolongar o sofrimento e a busca pela superação.


  • AntonioGuillem/iStock

    10 – Não procure saber sobre o(a) ex

    Nem nas redes sociais, nem por meio de amigos ou familiares. Procure se distanciar e não queira saber, pelo menos neste momento, sobre o que o(a) ex anda fazendo ou como está. Se distancie. O objetivo não é ser indiferente, mas superar para superar o término exige é preciso cortar os laços de antes.


  • Priscilla Du Preez/Unsplash

    11 – Faça uma “limpeza” na vida

    Se está difícil superar o fim da relação, aos poucos, tente limpar a casa e arrumar a “bagunça” emocional.

    Se fotos ou objetos que lembram o(a) ex te fazem mal, o ideal é jogar fora ou guardar em um lugar de difícil acesso. Com o tempo, estas recordações não serão mais um problema, podendo voltar ao campo de visão ou não.


  • Bruno Nascimento/Unsplash

    12 – Faça exercícios

    Um boa forma de lidar com a tristeza é se exercitando. Além de ocupar o corpo e a mente, a prática ajuda na liberação de endorfina, que gera a sensação de bem estar.


  • JESHOOTS.COM/Unsplash

    13 – Veja filmes ou ouça músicas alegres

    Uma boa dica para esquecer a tristeza é distrair a mente. Por isso, escute músicas que te deixam feliz ou veja filmes que te façam sentir bem.


  • Nathan Dumlao/Unsplash

    14 – Pense nos motivos que levaram à separação

    Todo fim de um relacionamento tem um motivo. Então pense no que estava ruim e no que não foi possível mudar. Uma traição, uma relação abusiva, o desgaste natural ou a simples rotina.


  • AntonioGuillem/iStock

    15 – Aprenda com o término da relação

    Uma das formas de superar o fim de um relacionamento é aprendendo com os erros e acertos da relação. Neste momento, é preciso avaliar os pontos positivos e negativos para não repeti-los no futuro.


  • LemonTreeImages/iSock

    16 – Mude

    Todo fim de uma relação é o fim de um ciclo. Por isso, busque mudar a rotina. Ocupe-se com a novidade e crie novos hábitos!


  • Glenn Carstens-Peters/Unsplash

    17 – Faça uma lista

    Se a separação estiver sendo um momento muito difícil, faça listas com as coisas que precisa fazer. Às vezes a tristeza pode ocupar tempo, mas a vida precisa continuar. Então enumere as coisas que precisa fazer e vá riscando cada atividade que concluir.

    Além de ajudar a organizar a rotina e cumprir com as obrigações, concluir pequenas tarefas neste momento é um passo para a superação.


  • JESHOOTS.COM/Unsplash

    18 – Viaje

    Se possível, procure viajar. Conheça novos lugares e permita viver novas experiências. Superar o término de uma relação requer fugir da rotina e distrair a mente. Aqui você confere 25 destinos para curtir as férias.


  • Scyther5/iStock

    19 – Ocupe-se com um novo projeto

    Seja no trabalho ou na vida pessoal, ocupar a mente é fundamental para superar o fim de um relacionamento. Por isso, invista em um novo projeto e busque uma nova realização. Faça um curso, entre em um grupo de estudos ou de trabalho, entre outros.


  • Diego_cervo/iStock

    20 – Nada é para sempre

    O “felizes para sempre” pode ser um péssimo mantra nessa hora. A verdade é que esta não é uma realidade para milhões de pessoas. Se o relacionamento era saudável, mas acabou, pense que durou e deu certo pelo tempo necessário. É hora de seguir em frente e superar!


  • Jacoblund/iStock

    21 – Um novo amor

    Não é porque a relação terminou que uma outra não dará certo. Dê tempo ao tempo, mas permita-se conhecer novas pessoas e amar novamente.

     


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close