Comprou um esmalte e a cor não agradou? Não sabe o que fazer com os vidrinhos velhos ou vencidos? Então saiba que eles também podem ser muito úteis no dia a dia. Confira abaixo a lista de usos criativos para o esmalte de unha:

  • 1. Crie medidas legíveis

    Encontre as marcações que usa com frequência no copo de medidas com mais rapidez, principalmente se tem pressa de medir enquanto cozinha. Use uma cor de esmalte bem visível para traçar os níveis básicos de medida. Essa também é uma ótima dica para dar aquelas mamadeiras noturnas em ambientes pouco iluminados, quando você precisa ver quanto o bebê mamou.

    iprogressman/iStock
  • 2. Proteja rótulos de remédios

    Preserve as informações importantes dos rótulos de seus medicamentos com um revestimento de esmalte incolor, e eles não ficarão manchados quando você os segurar com a mão molhada.

    Burlingham/iStock
  • 3. Fa­ça bo­tões e outros objetos bri­lha­rem no es­cu­ro

    As lu­zes es­tão apa­ga­das, vo­cê pe­ga o con­tro­le re­mo­to para au­men­tar o vo­lu­me da TV, e o que acon­te­ce? Aper­ta o bo­tão er­ra­do e mu­da o ca­nal. Pa­ra aca­bar com es­se ti­po de con­fu­são, apli­que um es­mal­te que bri­lhe no es­cu­ro nos bo­tões mais usa­dos do con­tro­le re­mo­to. Tam­bém é pos­sí­vel usar es­mal­te fos­fo­res­cen­te para mar­car cha­ves, fe­cha­du­ras e ou­tros ob­je­tos de di­fí­cil identificação no escuro.

    tommaso79/iStock
  • 4. Evite os anéis de ferrugem dos recipientes de metal

    Passe base para unhas em volta do fundo de latas de creme de barbear e outros recipientes metálicos para evitar as manchas feias nas prateleiras do banheiro.

    Mukhina1/iStock
  • 5. Conserve o brilho das bijuterias

    As bijuterias baratas podem acrescentar bri­lho e cor a uma roupa do dia a dia, mas não se estiverem manchadas. Para manter o brilho de seus acessórios, pinte a parte posterior de cada peça com esmalte incolor e deixe-a secar antes de usar.

    Robertobinetti70/iStock
  • 6. Evite o desgaste dos sapatos

    Nos sapatos de couro, o calcanhar e os dedos são as áreas que realmente aguentam o desgaste que deixa riscos na parte externa. Da próxima vez que comprar um novo par de sapatos – principalmente para uma criança ou um adulto ativo –, dê a essas áreas a proteção extra de que precisam. Pinte com esmalte incolor a parte externa da costura no calcanhar e na região dos dedos. Esfregue um pouco o esmalte para disfarçar o seu brilho. Quando ele secar, você terá a certeza de que os sapatos permanecerão bonitos por muito mais tempo.

    PinkBadger/iStock
  • 7. Não deixe os cadarços desfiarem

    Prolongue a vida útil dos cadarços de sapatos. Mergulhe as extremidades do cadarço em esmalte incolor e torça as pontas desfiadas para uni-las. Conserte os cadarços à noite para que o esmalte seque de um dia para o outro. Caso seja o seu estilo, também pode usar um esmalte colorido para deixar um par de tênis mais divertido.

    badmanproduction/iStock
  • 8. Não perca mais botões

    Mantenha sua blusa nova em bom estado aplicando uma gota de esmalte incolor na costura dos botões. O esmalte evita que a linha desfie, portanto, tomar esse cuidado com antecedência poderá poupar você de constrangimentos futuros. Aplique um pouco também nos botões recém-consertados.

    SeventyFour/iStock
  • 9. Evite fio puxado na meia-calça

    É uma sensação de impotência perceber que um fio puxado na meia-calça está prestes a se tornar um problema e inutilizar a peça. Felizmente, com um pouco de esmalte incolor, você pode impedir que um fio corra de vez e prolongar a vida útil da frágil meia-calça. Basta aplicar o esmalte em cada ponta do fio (não é necessário tirar a meia) e deixá-lo se­car. Esse conserto invisível segura o fio e dura por mui­tas lavagens à mão.

    artursfoto/iStock
  • 10. Coloque a linha na agulha com facilidade

    Você fica tateando com a linha e a agulha, lambendo várias vezes a ponta desfiada da linha até ela ficar mole demais para passar pelo buraco da agulha? Tente passar a ponta cortada da linha pelo pincel de aplicação do esmalte uma ou duas vezes e, em seguida, role-a entre o polegar e o indicador. Ela secará em um segundo e ficará firme o suficiente para entrar na agulha num piscar de olhos.

    PhotographyFirm/iStock
  • 11. Preencha pequenas lascas no piso e no vidro

    As crianças andaram de patins no seu piso de madeira? Preencha essas pequenas lascas aplican­do um pouco de esmalte incolor. Como ele secará com brilho, passe uma lixa no local. Uma camada espessa de esmalte incolor também ajuda a suavizar a borda afiada de um espelho ou de um vidro lascado.

    Bozidar Acimov/iStock
  • 12. Recolo­que as pedras que caíram das joias ou bijuterias

    Se seu acessório perdeu uma ou duas pedras, ainda não está na hora de descartá-lo. A pedra pode ser recolocada com um pouco de esmalte incolor usa­do como “cola”. Ele seca rápido, e o reparo ficará invisível.

    Michele Jackson/iStock
  • 13. Mar­que a tem­pe­ra­tu­ra nas tor­nei­ras do chu­vei­ro

    Não des­per­di­ce o pre­cio­so tem­po do ba­nho ajus­tan­do a tem­pe­ra­tu­ra da água. Com o chu­vei­ro li­ga­do, se­le­cio­ne o ajus­te ideal, fe­che o re­gis­tro e fa­ça uma mar­ca com es­mal­te na bor­da fi­xa das tor­nei­ras quen­te e fria, in­di­can­do a me­lhor po­si­ção. E não se atra­se mais!

    Choreograph/iStock
  • 14. Identifique os recipientes tóxicos

    Se as pessoas em casa têm acesso fácil ao seu armário, evite que um apressado pegue itens perigosos. Use vermelho escuro ou outra cor de esmalte de fácil visibilidade para marcar os itens tóxicos. Pinte um “X” inconfundível no rótulo, bem como na tampa ou no frasco.

    smartstock/iStock
  • 15. Lacre um envelope e enfeite convites

    Você não confia naqueles envelopes autocolantes? Passe um pouco de esmalte de unhas por dentro da aba, lacre-o, e ele não abrirá nem mesmo no vapor de uma chaleira!

    Você também pode valorizar um convite especial pintando suas iniciais (ou qualquer desenho) com esmalte na ponta do lacre, como um tipo moderno de lacre de cera que não precisa ser derretido antes.

    Yuliia Zaitseva/iStock
  • 16. Crie um peso de papel cintilante

    Para criar pesos de papel que pareçam pedras preciosas, ou pedras originais para a base do seu vaso de flores, experimente isto: procure algumas pedras limpas e lisas que caibam na palma da mão. Coloque numa fôrma de torta cerca de 1,25 cm de água e uma gota de esmalte com brilho.
    O esmalte se espalhará na superfície da água. Segurando uma pedra com as pontas dos dedos, role-a lentamente na água para revesti-la com o esmalte. Deixe a pedra secar sobre um jornal.

    Yuliia Zaitseva/iStock
  • 17. Previna a ferrugem dos parafusos de sanitários

    Se você estiver instalando um novo assento de vaso sanitário, não deixe que os parafusos logo enferrujem. Pinte-os com uma ou duas demãos de base para unhas; com isso você também evita que o assento fique saindo do lugar.

    krblokhin/iStock
  • 18. Pinte os buracos do saleiro para reter o sal

    Se a quantidade de sal que sai do seu saleiro é um pouco exagerada, pinte alguns dos buracos com esmalte, para vedá-los.

    Além disso, é uma boa ideia para as pessoas que precisam reduzir o sal da comida.

    Sebalos/iStock
  • 19. Emende uma unha

    Você acabou de quebrar uma unha e não tem um kit de reparos? Use um saquinho de chá. Abra-o, retire o chá, corte um pedaço do saquinho no formato da unha e cubra-o com esmalte incolor. Pressione-o sobre a unha e aplique o esmalte colorido. A quebra ficará oculta por algum tempo.

    fotofermer/iStock
  • 20. Conserte os óculos temporariamente

    Você se sentou sobre os óculos e a lente ficou um pouco rachada, mas você não pode ir à ótica neste momento. Sele a rachadura dos dois lados com uma fina camada de esmalte incolor. Com isso, ela ficará firme até você encontrar um tempo para ir à ótica.

    Deagreez/iStock
  • 21. Conserte objetos laqueados

    Você lascou seu vaso preferido ou outro objeto laqueado? Tente misturar esmaltes até chegar a uma cor que combine com a peça. Pinte a área lascada para torná-la menos visível.

    Mas cuidado: você poderá desvalorizar uma peça antiga fazendo isso, portanto, só o faça em objetos de pouco valor.

    shark_749/iStock
  • 22. Emende buracos em telas de janelas

    Apareceu um pequeno buraco na tela da janela ou da porta? Se o buraco não tiver mais de 6 mm de diâmetro, você poderá impedir a passagem de insetos e evitar que ele aumente aplicando um pouco de esmalte incolor.

    wichatsurin/iStock
  • 23. Conserte persianas lascadas

    A persiana lascou um pouco? Não se preocupe. Normalmente é possível selá-la com um pouco de esmalte de unhas.

    KatarzynaBialasiewicz/iStock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!