Em tempos de debates sobre sustentabilidade, é bom saber o que fazer para colaborar com o meio ambiente e a limpeza da sua cidade. O plástico, por exemplo, é um material utilizado em diversos utensílios e objetos comuns. Porém, quando ele é descartado, como é o caso de garrafas de plástico, torna-se um risco para o meio ambiente e até mesmo meios urbanos, entupindo ralos e causando enchentes.

Felizmente, elas também podem ser úteis em casa após o seu uso. Confira como reciclar garrafas de plástico pode adiantar a sua vida e, ao mesmo tempo, colaborar com a natureza:

LSOphoto/iStock

5. Aqueça os pés

Aqui está uma maneira econômica de relaxar e aquecer os pés nos meses de inverno. Encha uma garrafa plástica de 1 ou 2 litros com água quente, sente-se e role a garrafa com os pés.


efetova/iStock

6. Armazene suas tintas

Por que guardar restos de tintas em latas enferrujadas ou amassadas? Use um funil para derramar a tinta num vasilhame de água limpo e adicione algumas bolas de gude (elas ajudam a misturar a tinta quando você agita o recipiente antes de iniciar a pintura). Identifique cada recipiente com um pedaço de fita-crepe, anotando o fabricante da tinta, a cor e a data.


Artem Peretiatko/iStock

7. Organize pequenos objetos

Você está sempre procurando o prego certo para um serviço específico? Um pregador de roupa, um gancho de quadro ou um ferrolho pequeno? Organize sua oficina com alguns vasilhames de 2 ou 4 litros. Corte uma abertura perto da boca de cada um deles, no lado oposto à alça. Em seguida, use os recipientes para armazenar e classificar qualquer objeto que pareça sumir nas brechas da bancada. Com a alça, é fácil carregar o recipiente até o local do serviço.


Prystai/iStock

8. Mordedor reciclado

Se o Rex anda mordendo seus chinelos em vez de trazê-los, talvez ele precise de alguns brinquedos para morder. Uma maneira barata de entreter seu cão é deixá-lo morder uma garrafa plástica de 1 litro. Talvez seja pelo ruído da mordida, mas o fato é que os cachorros as adoram. Certifique-se de retirar o rótulo e a tampa da garrafa (e o anel de plástico solto que fica por baixo). Substitua a garrafa antes que ela fique muito mordida, pois os pedaços de plástico podem provocar engasgos.