Você já deve ter brincado muito com argila e cola de farinha de trigo quando era criança. Esses elementos básicos podem ser feitos em casa, gastando quase nada, e o resultado é muito legal.

Veja também: 21 alongamentos e exercícios de força para fazer em casa

A cola de farinha, por exemplo, é ótima para criar projetos de papel machê. Já com a nossa receita de argila, à base de farinha de milho, as crianças podem transformar a imaginação em realidade. O modo de preparo é muito simples, e a maioria dos ingredientes você tem em casa. Junte a criançada, prepare a matéria-prima e deixe a criatividade rolar. E que tal descobrir também outras brincadeiras super legais e leve a diversão para dentro de casa!

3 maneiras divertidas de fazer arte com as crianças em casa

sem botoes de paginacao
Cley Work/iStock

Cola de farinha de trigo

Ingredientes

1 litro de água
45 g de sal
225 g de farinha comum

Preparo

Em uma panela média, leve a água ao fogo até ferver. Retire do fogo e acrescente o sal. Adicione a farinha aos poucos, mexendo constantemente. Continue a acrescentar a farinha e a mexer, até a mistura adquirir a consistência de um molho grosso. Deixe a massa esfriar até a temperatura ambiente antes de usá-la.

Como guardar: Guarde a massa na geladeira, em recipiente hermético. Ela se conserva por até 5 dias.


evgenyatamanenko/iStock

Tinta para pintar com os dedos

Ingredientes

75 g de farinha de milho
480 ml de água fria
corante alimentício

Preparo

Misture a farinha de milho e a água na panela e leve ao fogo alto. Deixe levantar fervura e cozinhe, mexendo, até engrossar. Retire do forno e esfrie à temperatura ambiente. Divida a mistura entre os recipientes e chame as crianças para pingar diversas gotas de corante alimentício em cada um deles.

Como guardar: Armazene a tinta em pequenos potes de plástico com tampa e mantenha-os à temperatura ambiente.


Cley Work/iStock

Argila de modelar

Ingredientes

360 g de bicarbonato de sódio
180 g de farinha de milho
280 g de água fria
corante alimentício (opcional)

Preparo

Em uma panela média, misture o bicarbonato de sódio e a farinha de milho. Acrescente a água e mexa. Adicione o corante, se desejar. Leve ao fogo médio e misture sem parar por 10 a 15 minutos. Mas, fique atento para que não cozinhe demais. A mistura deve ter a consistência de purê de batata. Transfira a mistura cozida para um prato e cubra com um pano úmido para esfriar até a temperatura ambiente.

Como guardar: Entre usos, deposite a argila em um recipiente hermético ou saco com fecho. Conserva-se na geladeira por até uma semana.

Endurecimento

Endureça os objetos de argila deixando-os secar ao ar livre da noite para o dia sobre uma grade. Ou leve-os ao forno pré-aquecido a 180°C em um tabuleiro. Em seguida, desligue o forno e espere que esfriem antes de retirá-los. No micro-ondas, coloque os objetos sobre uma toalha de papel e deixe por 30 segundos na potência média. Vire-os e aqueça por outros 30 segundos, repetindo conforme necessário até que estejam duros e secos.

Pronto! Agora você já tem todo o material necessário para pintar o sete com as crianças!

Por Thaís Garcez