Faça uma busca
|
Publicado em: 19 de setembro de 2020

30 utensílios essenciais para você ter na sua cozinha

Se descobriu na cozinha recentemente ou já cozinhava e está querendo facilitar a sua vida? Separamos alguns utensílios que você precisa ter em casa!

Imagem: nd3000/iStock

Cozinhar é uma maravilha! E mais cedo ou mais tarde, todo mundo descobre a felicidade que é preparar a própria comida. 

Além disso, não há nada como ser capaz de fazer aquelas receitas deliciosas que aparecem aos montes pela internet ou até mesmo aquelas receitas de nossas avós que deixam todo mundo com água na boca! 

Leia também: 33 itens de cozinha que todos os amantes da Disney precisam ter

Não à toa, todos os anos crescem os números de pessoas que passam a se aventurar na cozinha. E quanta gente nós não conhecemos e que amam pôr a mão na massa? Afinal, poucas coisas são mais prazerosas do que cozinhar para aqueles que amamos, não é mesmo? 

Foi pensando nisto que nós preparamos esta lista com 30 utensílios essenciais que você precisa ter na sua cozinha! Então pegue o caderninho e anote essas dicas imperdíveis!   

  • Imagem: vjotov/iStock

    1. Faca de chefe

    Ter boas facas é essencial! Então, não precisa ter medo de investir em facas de qualidade que irão durar bastante tempo! Dito isto, a faca de chefe é ótima por ser bem versátil e nos permitir cortar diversos alimentos.


  • Imagem: PeaFactory/iStock

    2. Faca de desossa

    Esta faca é essencial porque nos ajuda a não perder tempo na hora de alcançar lugares difíceis, como ossos, gorduras etc. Ela é ótima para usar com aves e peixes.


  • Imagem: Mo Semsem/iStock

    3. Faca de açougueiro

    A faca de açougueiro é ideal para fazer o mínimo possível de cortes em carnes maiores.


  • Imagem: MarianVejcik/iStock

    4. Cutelo

    Quando precisamos cortar carnes e ossos maiores e mais resistentes, precisamos de uma faca que dê conta do recado. É aí que entra o cutelo, instrumento ideal para nos auxiliar nesse serviço que é um pouco mais árduo.


  • Imagem: LightFieldStudios/iStock

    5. Faca de legumes

    Como seu próprio nome já entrega, essa faca é ideal para se cortar legumes e vegetais com mais precisão.


  • Imagem: Medea83/iStock

    6. Faqueiro

    Ter um bom faqueiro faz toda a diferença. Afinal, ter os mais variados utensílios de mesa é imprescindível em qualquer cozinha. Portanto, vale a pena investir num faqueiro de qualidade. Até porque a melhor parte de cozinhar é comer o que preparamos.


  • Imagem: monticelllo/iStock

    7. Espremedor de frutas

    O jeito mais rápido e prático de prepararmos aquele suco geladinho é com um bom espremedor de frutas. Mais um item indispensável na sua cozinha.


  • Imagem: olgakr/iStock

    8. Conjunto de panelas

    Uma das coisas mais básicas para se ter em uma cozinha é um bom conjunto de panelas, mesmo que seja apenas um conjunto básico. E opções não faltam: alumínio, inox, barro… Apenas certifique-se de que seu conjunto tenha frigideiras e panelas de diversos tamanhos. E claro, que sejam de qualidade!


  • Imagem: jarino47/iStock

    9. Sanduicheira

    Embora seja possível usar a frigideira para se fazer um misto quente ou fazer o famoso “pão na chapa”, uma sanduicheira elétrica é uma mão na roda para aqueles momentos de pressa (ou até mesmo de preguiça).


  • Imagem: baloon111/iStock

    10. Panela de pressão 

    Outro utensílio essencial e que facilita, e muito, a nossa vida na cozinha é a panela de pressão. Ideal para cozer alimentos mais resistentes em menos tempo.


  • Imagem: pioneer111/iStock

    11.  Forno elétrico

    Um forno elétrico pode ser uma ótima adição para a sua cozinha. Por ser pequeno e não carecer de gás, ele pode substituir o forno embutido do seu fogão na hora de preparar alguns pratos. Ele é perfeito para assar pães de queijo, pizzas pequenas ou fazer algumas torradas, por exemplo.


  • Imagem: nadisja/iStock

    12. Utensílios de silicone

    Podendo ter cabos de madeira, aço inox ou ser inteiramente feitos de silicone, esses utensílios têm se tornado cada vez mais populares. Eles são ótimos porque não soltam resíduos, não danificam as panelas, são fáceis de limpar e aguentam altas temperaturas. Sem contar que são bem bonitos!


  • Imagem: Photography Firm/iStock

    13. Abridor de latas

    Como o próprio nome já diz, esse utensílio é essencial para facilitar a vida na hora de abrir diversos tipos de lata. Seja um modelo tradicional ou algum mais sofisticado, o abridor de latas é um item obrigatório em qualquer cozinha.


  • Imagem: al62/iStock

    14. Mixer

    O mixer é um objeto super prático, ideal para fazer misturas ou bater massas mais leves, como as de pudim e panqueca – portanto, nada de alimentos mais densos. Seu uso parecido com o liquidificador, porém ele é mais apropriado para o preparo de pequenas porções. Sem contar que é facílimo de lavar!


  • Imagem: Dmitry_Evs/iStock

    15. Batedeira

    Quer fazer pães, bolos e outras massas? A batedeira é o instrumento ideal para isso! Você só precisa entender para que vai usá-la e decidir se compra uma batedeira tradicional (para massas simples como bolo, chantilly, massa de torta etc) ou uma batedeira planetária (massas mais pesadas, como pães e pizzas).


  • Imagem: Zoran Zeremski/iStock

    16. Rolo de massa

    Já que falamos de massa, você precisa de um rolo de massa na sua cozinha. Este é um objeto essencial para quem gosta ou quer fazer pizzas, pastéis ou até mesmo alguns doces.

     


  • Imagem: Claudio Caridi/iStock

    17. Tesoura de cozinha

    Outro item que faz da sua cozinha um lugar mais prático é a tesoura. Versátil, ela serve tanto para abrir embalagens como para o preparo de alguns alimentos. E além da tesoura multiuso, também existem outros tipos, como as tesouras trinchantes e tesouras para ervas, por exemplo. É só escolher a que você precisa!


  • Imagem: Tonkovic/iStock

    18. Cortador de pizza 

    Esse a gente nem precisa falar muito, né? O cortador de pizza é simples de usar e um facilitador na hora de cortar aquela pizza que acabou de sair do forno.


  • Imagem: Igor Ploskin/iStock

    19. Ralador

    O ralador é outro objeto que não pode faltar em nenhuma cozinha. Com ele é possível ralar ervas, vegetais ou até mesmo aquele parmesão fresquinho para o seu espaguete.


  • Imagem: CentralITAlliance/iStock

    20. Luva térmica

    Item necessário para evitar acidentes na cozinha. A luva térmica é de grande ajuda para lidarmos com panelas quentes ou na hora de retirar a assadeira do forno, por exemplo. É ideal que se tenha pelo menos um par em casa.


  • Imagem: astridkitchen/iStock

    21. Espremedor de batatas 

    Usado principalmente para facilitar a nossa vida na hora de preparar um delicioso purê de batatas, esse utensílio ainda serve para amassar qualquer outro alimento que você queira.

     


  • Imagem: KarpenkovDenis/iStock

    22. Balança digital

    Respeitar as medidas dos ingredientes de uma receita faz toda a diferença na hora de cozinhar. Com uma balança digital em casa fica bem mais fácil de a gente abandonar o “olhometro” e não errar a receita.


  • Imagem: next143/iStock

    23. Timer

    Assim como acertar as medidas de uma receita é importante, o tempo que ela leva no forno ou no fogão também precisa ser respeitado. Caso contrário, o risco de colocarmos tudo a perder é enorme. Portanto, um timer de cozinha pode facilitar muito a nossa vida.


  • Imagem: serezniy/iStock

    24. Pegador

    O pegador é sinônimo de praticidade. Serve para virar alimentos no fogo, para servir as refeições, e claro, para pegar qualquer coisa. A sua única preocupação é se você irá comprar um de inox ou silicone.


  • Imagem: aruba200/iStock

    25. Espátula

    A espátula é a nossa maior parceira na hora de lidar com a fritura na cozinha. Ela é ideal para manipular bifes, ovos fritos, hambúrgueres, ou queijo quente… Enfim, precisou usar a frigideira? Ela tá ali para auxiliar.


  • Imagem: MaxCab/iStock

    26. Assadeira

    Como o próprio nome dessa peça já nos dá uma pista, a assadeira serve para assar os alimentos. Mas não ache que este é um item (tão) simples. Na verdade, há diversos modelos como as assadeiras de alumínio, as assadeiras de vidro, as assadeiras de silicone dentre outras. Vale a pena estar por dentro de quais você pode precisar.


  • Imagem: Toxitz/iStock

    27. Escumadeira

    A escumadeira é essencial por nos ajudar a separar os alimentos dos líquidos em que os preparamos, como por exemplo, a batata frita ou o pastel do óleo em que os fritamos.


  • Imagem: AnnaPustynnikova/iStock

    28. Porta temperos e condimentos

    Outro item que irá facilitar a sua vida na cozinha! Com ele você pode organizar todos os seus temperos e condimentos e não se atrapalhar na hora de procurá-los. Inclusive, alguns são bem bonitos, o que pode ajudar a decorar a sua cozinha.


  • Imagem: KucherAV/iStock

    29. Tábua de corte

    A tábua de corte é um utensílio indispensável para qualquer cozinha, sobretudo, se ela não for uma cozinha grande.


  • Imagem: venusphoto/iStock

    30. Fritadeira sem óleo

    E por fim, a fritadeira sem óleo. Esse aparelho se tornou uma peça queridíssima de muitas cozinhas. Aqueles que a usam são verdadeiros devotos! Com ela você pode preparar legumes, salgadinhos, pastéis, batatas fritas, fazer torresmo e por aí vai. E o melhor? De forma bem saudável! E se por acaso você tem algum preconceito com ela, vale a pena dar uma chance!


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados