Você sabia que, além de manter o sanduíche quentinho e proteger o resto da travessa da lasanha de domingo, o papel-alumínio tem várias outras funções?

O produto foi criado na Suíça, no início do século passado, e logo se popularizou pelo mundo; sendo usado inicialmente pela indústria para embrulhar chocolates e outros itens alimentícios, graças ao seu poder de isolamento térmico. Hoje, está presente na maioria dos lares brasileiros.

Porém, esse item comum também pode ser uma grande ajuda na hora de limpar a casa; cuidar das plantas na horta; e até mesmo tirar uma boa foto. Duvida? Descubra a seguir 31 usos criativos para o papel-alumínio:

etorres69/iStock

1. Crie fôrmas de bolo especiais

Faça um bolo de aniversário em forma de ursinho ou de coração para o dia dos namorados, um bolo árvore de Natal, ou qualquer forma que combine com a situação.

Modele uma fôrma no desenho desejado com folha dupla de papel-alumínio resistente (como a de embalagens de quentinha) e coloque-a dentro de um tabuleiro grande.


FabrikaCr/iStock

2. Agilize a passagem de roupa

Quando você está passando roupa, grande parte do calor é absorvido pela própria tábua – exigindo que você faça muitos movimentos para alisar o tecido amassado. Para agilizar o processo, ponha um pedaço de papel-alumínio sob a capa da tábua de passar. O papel-alumínio reflete o calor, facilitando o serviço.


Elenathewise/iStock

3. Evite manchas em talheres

Guarde os talheres que acabou de limpar sobre uma folha de papel-alumínio para evitar que fiquem manchados. Se for guardar por muito tempo, primeiro embrulhe fortemente cada peça com celofane – tome cuidado para retirar o máximo de ar possível –, depois embrulhe em papel-alumínio e vede as extremidades.


AntonBalazh/iStock

4. Esfregue as panelas

Faltou esponja de palha de aço para esfregar a panela? Amasse pedaços de papel-alumínio e use-os para fazer o serviço.