4 maneiras de cuidar do seu fogão e deixá-lo brilhando

Como diz a sabedoria popular, a cozinha é o lugar mais aconchegante da casa, onde a família e os amigos se reúnem para conversas, refeições e cafezinhos.

Redação | 7 de Maio de 2018 às 18:30

Ulga/iStock -

Elimine respingos de gordura, que afetam a durabilidade do eletrodoméstico, pois respingos e líquidos derramados no fogão devem ser limpos de imediato. Depois a limpeza se torna muito mais difícil.

Dica 1

Se algum líquido muito quente cair sobre a chapa do fogão elétrico, ponha uma toalha úmida com pouco sabão sobre a chapa fria e deixe agir por 2 horas. Lave em seguida.

Dica 2

Sujeiras nas ranhuras das placas do fogão desaparecem se você aquecer a placa levemente e salpicar fermento em pó. Esfregue com uma esponja e lave com água.

Dica 3

Superfícies de fogão de vitrocerâmica são fáceis de limpar. No caso de pouca sujeira, basta passar um pano úmido. Se houver alguma área com resíduos queimados, pingue algumas gotas de suco de limão, deixe agir por uns minutos, lave e remova os resíduos ainda grudados com um rodo para janela. Se quiser manter o brilho, lustre-o com um pouco de vinagre. Para evitar arranhões, não empurre as panelas e frigideiras sobre o vidro. Ao movê-las, levante-as e ponha-as sobre a placa desejada.

Dica 4

Resíduos incrustados em partes não removíveis do fogão a gás devem ser limpos com um tablete de sabão para máquina de lavar louças umedecido. É indispensável o uso de luvas para essa limpeza.

Aproveitando para cuidar das panelas de alumínio

Por serem mais baratas, as panelas de alumínio são uma opção frequente, e elas precisam de cuidados especiais para terem uma longa vida na cozinha. No entanto, atenção com os seguintes aspectos:

1 – Nunca as lave na máquina de lavar louça ou com água sanitária. Resíduos devem ser removidos com esponja de aço, água e sabão.

2 – Cozinhar restos de espinafre ou ruibarbo por alguns minutos dá brilho ao alumínio. Não cozinhe frutas e hortaliças nessas panelas, pois, com os ácidos cítricos, esse metal forma ligações químicas nocivas à saúde.

3 – Não deixe panelas de alumínio muito tempo de molho nem as use para armazenar alimentos por muito tempo, pois isso pode corroer o material ou causar manchas.