Cozinha também é lugar de criança! Com a supervisão necessária, os pequenos poderão criar receitas deliciosas e se divertir muito. Cozinhar também pode ser uma aventura educativa, em que conhecerão novos alimentos e temperos. Além disso, com as medidas da receita poderão aprender sobre matemática e com as misturas, um pouco de química. Não importa se a receita é de doce ou salgado, leve a criançada para a cozinha e deixe eles colocarem a mão na massa. Além de ganhar um(a) ajudante, você terá mais essa lembrança para recordar.

Brownies com marshmallow

Ingredientes

1 ½ xícara (110 g) de chocolate meio amargo picado
¾ de xícara (185 g) de manteiga cortada em cubos
3 ovos
1 ½ xícara (330 g) de açúcar
2 colheres (chá) de essência de baunilha
¾ de xícara (110 g) de farinha de trigo
½ xícara (60 g) de nozes picadas

Cobertura

1 xícara (45 g) de minimarshmallows
15 g de chocolate meio amargo derretido

Como preparar

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas e mexa até ficar cremoso. Deixe esfriar um pouco. Numa tigela, bata os ovos por 2 minutos. Adicione aos poucos o açúcar e bata até ficar espesso, por cerca de 3 minutos. Em seguida, acrescente a mistura de chocolate e a baunilha, e mexa. Coloque a farinha e as nozes e misture.

Despeje a massa numa assadeira quadrada de 23 cm untada e enfarinhada. Leve ao forno a 180 °C por 25-30 minutos, ou até que, ao enfiar um palito no centro da massa, ele saia com farelos úmidos. Mas, atenção! Não asse demais!

Por fim, salpique os marshmallows na parte de cima do brownie e leve ao forno por 30-60 segundos, ou até os marshmallows dourarem. Derrame o chocolate derretido em fio por cima e deixe esfriar na assadeira sobre uma grade. Corte em barrinhas.

Estrelinhas recheadas

 

Ingredientes

½ xícara (125 g) de manteiga
½ xícara (115 g) de açúcar
1 ovo
2 xícaras (300 g) de farinha de trigo
açúcar cristal vermelho ou granulado vermelho para decorar
¼ de xícara (25 g) de chocolate branco picado
2 colheres (sopa) de cream cheese em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de manteiga
4 gotas de corante alimentício vermelho
½ xícara (60 g) de açúcar de confeiteiro

Como preparar

Numa tigela, misture a manteiga e o açúcar até obter o creme. Acrescente o ovo, batendo sempre. Junte a farinha e misture. Sove um pouco a massa sobre uma superfície enfarinhada. Cubra e deixe na geladeira.

Em seguida, com um rolo, abra a massa entre duas folhas de papel-manteiga numa espessura bem fina. Corte os biscoitos com um cortador enfarinhado de 7 cm em formato de estrela. Arrume-os em assadeiras não untadas, deixando 5 cm entre eles.

Decore metade dos biscoitos com o açúcar vermelho. Leve ao forno a 180°C por 8 minutos, ou até dourarem. Deixe esfriar sobre uma grade. Derreta o chocolate em banho-maria, mexa e deixe esfriar. À parte, bata o cream cheese, a manteiga e o chocolate, e misture. Espalhe sobre os biscoitos não decorados e cubra os demais. Guarde na geladeira.

Rende 12 estrelinhas

Cookies Sorridentes

Ingredientes

½ xícara (125 g) de manteiga
½ xícara (115 g) de açúcar
½ xícara (115 g) de açúcar mascavo peneirado, apertado no medidor
1 ovo
1/3 de xícara (80 ml) de leite
2 colheres (chá) de essência de baunilha
3 xícaras (450 g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de creme de tártaro
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
24 palitinhos de sorvete
2 xícaras (250 g) de açúcar de confeiteiro
1-2 colheres (sopa) de leite
corante alimentício vermelho, azul e verde
jujubas pequenas e coloridas

Como preparar

Numa tigela, misture a manteiga e os açúcares até formar um creme claro e fofo. Adicione o ovo, o leite e a baunilha, e bata. Em outra tigela, misture a farinha, o creme de tártaro, o bicarbonato de sódio e o sal. Junte aos poucos ao creme de manteiga e mexa bem. Logo em seguida, faça bolinhas de 4 cm e insira um palito de sorvete em cada uma.

Arrume-as em assadeiras levemente untadas, deixando 5 cm entre cada bolinha, e achate-as um pouco. Leve ao forno a 190°C por 8-10 minutos, ou até dourarem. Deixe esfriar sobre uma grade.

Para fazer o glacê, misture numa tigela o açúcar de confeiteiro, a manteiga e leite suficiente para obter uma consistência cremosa. Divida o glacê em três tigelas e acrescente os corantes como quiser. Faça um furo no canto inferior de três sacos plásticos e encha cada um com um glacê diferente. Aplique nos biscoitos, formando cabelos e bocas. Use uma gotinha de glacê para grudar as jujubas, formando os olhos. Deixe secar por pelo menos 30 minutos.

Brownies de chocolate e laranja

Ingredientes

¾ de xícara (185 g) de manteiga cortada em cubos
¾ de xícara (110 g) de chocolate meio amargo picado
3 ovos
2 xícaras (460 g) de açúcar
1 colher (chá) de essência de laranja
1 xícara (150 g) de farinha de trigo
1 xícara (170 g) de gotas de chocolate meio amargo
açúcar de confeiteiro

Como preparar

Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas e mexa. Deixe esfriar um pouco. Numa tigela, bata os ovos e o açúcar. Adicione a mistura de chocolate e mexa. Acrescente a essência de laranja e misture. Junte aos poucos a farinha ao creme de chocolate e mexa.

Despeje a mistura numa assadeira de 33 cm x 23 cm untada. Salpique as gotas de chocolate e leve ao forno a 180°C por 30-35 minutos, ou até que, ao enfiar um palito próximo ao centro da massa, ele saia limpo. Deixe esfriar na assadeira sobre uma grade. Corte em quadradinhos. Antes de servir, polvilhe o açúcar de confeiteiro.

Por Thaís Garcez

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!