Você usa o seu micro-ondas só para esquentar café com leite ou as sobras do almoço? Está na hora de mudar! Confira a seguir dicas surpreendentes para aproveitar toda a capacidade desse aparelho.

Castanhas tostadas

Você costuma jogar fora as castanhas quando estão meio murchas? Em vez disso, espalhe as castanhas em uma só camada num recipiente que possa ser levado ao micro-ondas. Isso vale para qualquer fruta oleaginosa.

Aqueça no micro-ondas por 1 minuto e mexa. Repita o processo até as castanhas ficarem crocantes e com cheiro característico (de 3 a 8 minutos, dependendo do seu aparelho).

Espuma de leite para o latte

Você não precisa investir em uma cafeteira luxuosa e cara para criar uma espuma leve para o seu café latte. Encha a metade de uma jarra pequena com leite, tampe e agite por cerca de 30 segundos, até que fique espumoso. Remova a tampa e coloque no micro-ondas por 30 segundos. Despeje o leite no café sem deixar a espuma cair, segurando-a com uma colher. Depois coloque a espuma por cima.

Ovo poché

Prepare um almoço rápido: quebre um ovo em uma tigela ou caneca apropriada para uso em micro-ondas e despeje 1/2 de xícara de água e 1/2 colher de chá de vinagre. Cubra com um prato que possa ser levado ao micro-ondas e cozinhe por 1 minuto a 80% da potência total. Veja como está o ovo e continue a cozinhar, 20 segundos por vez, até que atinja o ponto de cozimento desejado.

Porção individual de macarrão com queijo

Junte a praticidade da comida pronta à satisfação de cozinhar em casa com esse jantar feito em 10 minutos. Coloque 1/2 xícara de macarrão, 1/2 xícara de água e 1/2 colher de chá de sal numa tigela. Cozinhe em alta potência durante 2 minutos e mexa. Repita essa etapa até que o macarrão esteja al dente, de 6 a 8 minutos. (Adicione 2 colheres de chá de água, se necessário, até cozinhar completamente.) Coloque 1/4 de xícara de leite e 1/4 a 1/2 xícara de queijo cheddar em pedaços e mexa. Cozinhe durante 30 segundos e mexa, repetindo até que o queijo derreta e forme um molho saboroso.

Pipoca

Não é necessário comprar pipoca de micro-ondas em saquinhos, que é cara e cheia de conservantes, quando você pode fazer a sua. Adicione aproximadamente 1/4 de xícara de milho de pipoca em uma tigela grande e cubra com um prato, deixando um espaço aberto para a fumaça escapar. Ou encha um saco de papel com cerca de 1/4 de xícara de milho de pipoca e dobre algumas vezes a parte de cima do saco. Aqueça no micro-ondas por 2 a 3 minutos, ou até que a maior parte do milho tenha estourado. Retire e salpique com sal, manteiga e outras coberturas a gosto.