6 atalhos do teclado que aumentam a produtividade

Se você quer aumentar a produtividade no trabalho e em casa, aprenda 6 atalhos do teclado simples que vão facilitar e agilizar a sua vida.

Redação | 21 de Junho de 2018 às 09:00

FotoZlaja/iStock -

Você já deve ter pensado em formas mais fáceis de realizar tarefas simples no computador, não é? Para isso existem os atalhos do teclado, que são formas simplificadas de comandos diretos. Com esses atalhos, por exemplo, você pode substituir o mouse e ganhar tempo em tarefas como digitação.

Conheça 6 dos atalhos do teclado mais comuns agora! Vale dizer que usuários de Mac podem usá-los da mesma forma: basta substituir a tecla control ou alt por command.

Confira os atalhos do teclado mais comuns e como usá-los:

1. Para rolar a página 

O scroll do seu mouse está ruim? Na próxima vez que chegar à base da tela durante a leitura, pressione a barra de espaço para descer. Apertou por acidente? Shift + barra de espaço levará você aonde estava. Dessa forma, a navegação pode fluir de forma mais simples enquanto usa o computador.

2. Voltar ao site anterior

Na maioria dos navegadores, alt + seta para a esquerda é o jeito de voltar no tempo sem usar o mouse. Ao mesmo tempo, se quiser avançar, utilize alt + seta para a direita. Para voltar páginas, alguns navegadores atuais utilizam ainda o backspace, por exemplo.

3. Ir para a barra de endereços

Se souber o nome do site que quer visitar, Control + L o levará diretamente à barra de endereços no alto da tela. Como lembrar? Pense no L de URL, uma vez que ele significa Uniform Resource Locator (ou Localizador Padrão de Recursos em português).

4. Abrir, fechar e reabrir abas

Para abrir uma nova aba, tecle control + T; para fechar, control + W. Se quiser reabrir a aba que fechou por último, use control + Shift + T. Quanto mais vezes apertar, mais abas fechadas se abrirão. Sem dúvida é um dos atalhos mais úteis para reabrir abas fechadas por engano.

5. Favoritar uma página

É possível encontrar as páginas favoritas no menu do navegador, só que isso significa perder um tempo que poderia ser melhor aproveitado olhando fotos de gatinhos. Em vez disso, aperte control + D para favoritar a página em que se encontra.

6. Aumentar e diminuir zoom

Letras miúdas demais? Control + “+” aumenta o zoom; control + “-“ diminui o zoom em qualquer página.

Estes são apenas alguns dos atalhos mais usados que talvez provavelmente ajudarão você. Confira também a melhor forma de escolher um computador novo clicando aqui!