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Publicado em: 16 de maio de 2019

6 dicas de como comprar bons alimentos no mercado

Saber escolher o que comprar na hora das compras está diretamente ligado ao nosso bem-estar.

Imagem: Artem Tryhub/iStock

O mercado pode ser um campo minado quando você está tentando comer da maneira certa. A maioria é cuidadosamente projetada para incentivá-lo a gastar – e comer – mais. A maioria das coisas de que você não precisa está esperando para emboscá-lo quando você estiver indo em direção a itens básicos como pão e leite. E a propósito, todas as versões mais caras dos produtos estarão no nível dos olhos; você terá de se curvar para ver os itens de preços mais baixos.

Um dos erros mais óbvios ao se comprar em mercados é chegar com fome. Tudo o que está preparado para comer, especialmente os petiscos ricos em carboidratos e calorias, irá lhe acenar à medida que você passa com carrinho pela loja. Então, coma um lanche antes de ir, ou faça as compras depois de uma refeição. Quando você chegar lá, tenha estas dicas em mente.

1 - Dirija-se para a loja com receitas de hortaliças e grãos em mente

É impossível chegar em casa com os ingredientes de que você precisa para preparar pratos saudáveis de hortaliças e saladas de grãos e acompanhamentos se não souber que ingredientes são esses. Sem receitas à mão, você provavelmente terminará com a mesma velha alface-romana e os pacotes de receitas de arroz semi-prontos em seu carrinho. 

2 - Comece pela seção de hortifrútis, e encha a metade do carrinho

Muitos dos carboidratos que você consome devem vir de frutas e hortaliças. Felizmente, a maioria dos mercados é configurada de forma que você entre na seção de hortifrútis primeiro. Inicie ali, e escolha as frutas frescas de melhor aparência. Imponha-se o desafio de experimentar pelo menos uma hortaliça que você parou de comer quando criança. Os paladares mudam radicalmente, e novos temperos ou técnicas de culinária podem fazer alimentos como couve-de-bruxelas e repolho terem um sabor completamente diferente.

3 - Escolha cores variadas

Como isso pode ser útil? A melhor forma de assegurar que você está obtendo o complemento completo de vitaminas e minerais na dieta é se certificar de que suas escolhas de hortifrútis representem todas as cores do arco-íris. Pimentões amarelos, maçãs verdes, batatas-vermelhas, cenouras, mirtilos, cebolas – você monta o quadro. Quanto mais cor em su carrinho, melhor para saúde.

4 - Mergulhe nos produtos a granel

Mais e mais lojas estão incluindo produtos integrais a granel, como arroz, trigo-sarraceno, quinoa e farinha de trigo integral. Faça uso deles para expandir seu repertório de grãos. Normalmente esses grãos a granel estarão mais frescos e serão menos caros  do que as versões embaladas nas gôndolas, e a variedade pode inspirá-lo a experimentar novos tipos.

Leia também: O que são carboidratos simples e por que evitá-los

5 - Pegue mais hortaliças da secção de congelados

Os métodos para congelamento rápido de hortifrútis são tão eficientes que hoje, nutricionalmente falando, não há grande diferença entre versões frescas e congeladas. (De fato, a única forma de se obter hortifrútis frescos que tenham uma vantagem nutricional significativa sobre os congelados é comprá-los em um mercado de produtores locais.) Com hortaliças no freezer, você sempre terá hortifrútis à mão quando ficar sem os frescos (ou não tiver tempo de cortá-los).

6 - Evite o corredor de bebidas

Honestamente, não há nada ali de que você possa precisar, a não ser água gasosa. Se você percorrer o corredor par apegar sua água gasosa, deixe seu carrinho na extremidade do corredor; pegue o que você precisa e leve de volta para o carrinho. Você fará um pouco mais de exercício e não ficará tentado a enfiar uma embalagem de seis volumes de qualquer coisa açucarada em seu carrinho. E, ao deixá-lo na extremidade do corredor, você não terá mãos para pegar pacotes de petiscos salgados ricos em carboidratos que normalmente ficam em frente às bebidas.

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