6 dicas para aprender a dizer “não, obrigado”

"Coma mais um pouco", insiste sua avó carinhosa. "Você vai acabar sumindo desse jeito." "O quê?", diz tia Arlete. "Não gostou do meu ensopado? Você sempre

Redação | 20 de Julho de 2019 às 19:27

iStock -

“Coma mais um pouco”, insiste sua avó carinhosa. “Você vai acabar sumindo desse jeito.”

“O quê?”, diz tia Arlete. “Não gostou do meu ensopado? Você sempre adorou meu ensopado. Vamos, só mais um pouquinho. Sobremesa? Mas é uma ocasião especial! Você não pode recusar!

Claro que pode recusar – mas, às vezes, corre o risco de ferir os sentimentos de alguém. Ou pelo menos é o que parece que vai acontecer. Mas você não precisa deixar que insistências bem-intencionadas o façam comer demais. Você sempre pode recusar. E, usando de diplomacia, não vai ferir os sentimentos de ninguém. Se você não sabe como fazer isso, veja abaixo 6 dicas para pôr em prática a arte de dizer não:

1 – Seja direto

Mencione para todos, com antecedência, que você está de dieta e controlando o tamanho das porções. Deixe claro que não quer ofender ninguém, mas que é muito importante, para você, ficar de olho na quantidade de comida ingerida.

2 – Elogie logo e sempre

Se você deixar escapar “humms” e “aahs” após a primeira garfada, não vai parecer que não gostou do prato quando recusar repeti-lo depois.

3 – Controle-se

Se já sabe que tia Arlete vai ficar magoada se você não experimentar a torta de morango que ela preparou, planeje sua refeição. Sirva-se de porções menores na hora do prato principal para ter um pouco de espaço extra – e também um crédito em calorias – quando a sobremesa chegar.

4 – Diga sim para um pouquinho

Às vezes é mais fácil comer uma pequena porção do que recusar tudo e ver-se olhando para um prato vazio enquanto todos se deliciam com a sobremesa. Mas tenha você o controle do tamanho da porção, e não a tia Arlete.

5 – Use táticas de adiamento

Você pode evitar ofender as pessoas se disser: “Quem sabe mais tarde” ou “Comi tanto que agora não apreciaria o sabor. Vou esperar um pouco”. Depois que os pratos forem retirados e as festividades passarem para o estágio seguinte, ninguém vai se lembrar de que você não comeu sobremesa.

6 – Leve para casa

Outra estratégia para evitar comer mais do que se deseja é um pouco de bajulação. Quando o oferecimento para repetir começar, ressalte o fato de que tudo estava delicioso e pergunte se pode levar um pouco para casa em vez de repetir naquele momento. E levar para casa não significa que você terá de comer. Se não pretende fazer isso, livre-se depressa da “quentinha”. Prometemos não contar a ninguém.