6 dicas para retomar os exercícios físicos depois das férias

Conheça 6 dicas valiosas para retomar os exercícios físicos depois das férias recomendadas por uma especialista em educação física.

Redação | 13 de Janeiro de 2019 às 10:36

nd3000/iStock -

As férias terminaram, a mesa de trabalho está à espera. Você viajou, descansou, mas não deu para manter os exercícios físicos nesse período. Ou então você incluiu as atividades físicas nas suas promessas de Ano Novo e… as férias colocaram tudo a perder!

Você pode estar sem disposição para se exercitar e também se sentindo culpado, pois foi treinar e percebeu que perdeu um pouco do preparo físico. Bem, está na hora de encarar os quilinhos a mais da ceia e a preguiça que costuma se instalar nesses casos. O que é melhor? Procurar compensar o tempo perdido treinando duro e dando tudo de si, no limite – e correr o risco de se lesionar? Ou ir devagar, retomando o ritmo sem pressa – quando então o risco seria inverso, o de perder de vez o condicionamento adquirido e recomeçar quase do zero? Será que existe um meio-termo?

Para acabar com as dúvidas, conversamos com a treinadora Luciana Toscano, coordenadora da Equipe Toscano Preparação Física, do Rio de Janeiro, que dá as seguintes dicas para quem se dedicou ao ócio total nas férias e precisa voltar aos exercícios físicos ou reiniciar:

1. Tenha calma

Comece devagar, o mundo não vai acabar em uma semana. Inicie com 20 minutos de exercícios físicos e vá aumentando 10% a 20% por semana de treinamento.

2. Aqueça

Sempre inicie a atividade diária com um aquecimento da própria modalidade. Se você faz natação, por exemplo, não comece o treino forçando, e sim com 100 a 200 metros soltos para depois fazer sua série principal. Conheça a importância e os benefícios do aquecimento.

3. Prefira as manhãs

Se possível, opte pela atividade matutina, pois estará com mais disposição e já ficará liberado para as tarefas do dia a dia.

4. Alongue

Faça sempre um breve alongamento após seus exercícios físicos principais. O alongamento é um exercício fundamental que pode ser também incluído no seu dia a dia.

5. Movimente-se sempre

Caminhe, suba escadas e use a bicicleta como meio de transporte. Assim, você colabora com o meio ambiente e ajuda seu trabalho de condicionamento físico.

6. Tenha disciplina

E, finalmente, disciplina! Com dois meses de atividade física, três vezes por semana, você já sentirá falta do exercício se ficar parado. O início e o retorno são duros, por isso é tão importante ter disciplina e determinação.