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Publicado em: 9 de outubro de 2020

Conheça 6 melhores exercícios para perder barriga

Conheça alguns exercícios variados com diversas intensidades que irão ajudá-lo a perder barriga e quem sabe até mesmo se divertir.

Imagem: master1305/iStock

Todo mundo sabe que se exercitar faz bem para o corpo e mente. No entanto, o que acaba estimulando muita gente a praticar exercício é aquela gordurinha na barriga que parece nunca ir embora.

Mas, qual o melhor exercício para perder barriga?

Os melhores exercícios para perder barriga são os de média e alta intensidade. Além disso, prioriza-se os que trabalham os músculos abdominais e aumentam os batimentos cardíacos.

Mas, antes de cada treino, é recomendável fazer um aquecimento de ao menos 10 minutos com um exercício aeróbico. Se puder, peça ajuda a um profissional de educação física.

Lembre-se que o ideal é combinar sempre a prática de exercícios físicos regulares e uma alimentação adequada.

1. Pular corda

Imagem: yacobchuk/iStock

Pular corda é um exercício superdivertido, não é mesmo? Por isso ele estreia nossa lista de exercícios para perder barriga.

Em uma hora pulando corda, uma pessoa de 73 kg, por exemplo, chega a gastar mais de 800 calorias! A facilidade da corda é que você pode pular em qualquer lugar.

Além de coordenação motora, o exercício garante um aumento do metabolismo e trabalha o equilíbrio.

2. Abdominal com os pés elevados

abdominal
Foto: AntonioGuillem/iStock

Um exercício bem conhecido para perder as gordurinhas da barriga é o abdominal. Porém, o abdominal com as pernas levantadas requer um pouco mais de prática.

Para começar, você pode apoiar os pés em uma cadeira ou bola de pilates. Levante o tronco o máximo que conseguir e volte. Repita o movimento 15 vezes e faça 3 séries. Descanse 1 minuto entre elas.

3. Prancha (ou ponte) frontal

exercicio fisico
Foto: undrey/iStock

A prancha é um ótimo exercício para ajudar a secar a barriga, além de preparar o corpo (ou aquecer) para outros movimentos. Ela previne lesões, melhora a postura e equilíbrio.

  • Fique parado com os antebraços no chão, na altura dos ombros e as pernas afastadas;
  • Tente permanecer com o quadril no mesmo nível dos ombros.

O ideal é manter a postura por 60 segundos. No entanto, séries mais curtas também surtem efeito. Você pode fazer três séries de 20 segundos e 10 segundos de descanso entre cada série.

4. Agachamento

Foto: Nattakorn Maneerat/iStock

O agachamento trabalha muitos músculos (inclusive o abdômem) por ter uma extensão de quadril e flexão de joelhos. Contudo, o exercício precisa ser realizado da maneira correra para evitar lesões.

Mantenha os pés paralelos na altura do quadril e agache levando o bumbum para trás. Mantenha a coluna ereta e tente descer o máximo que conseguir. Os braços podem permanecer paralelos ao corpo ou esticados.

5. Corrida e caminhada

condicionamento fisico
Foto: grki/iStock

A corrida e a caminhada, tanto na rua quanto na esteira, sempre são exercícios válidos para perder peso e medidas.

Uma hora de corrida equivalem a cerca de menos 500 calorias, enquanto uma hora de caminhada são 190 calorias a menos. Mas, o melhor é que além de auxiliar na perda da barriga, é possível realizá-lo coletivamente.

Leia também: 20 melhores alimentos para praticantes de caminhada

6. Burpee

Foto: vadiar/iStock

O burpee é considerado um exercício que exige mais a capacidade muscular e fôlego. Então, é considerado um exercício avançado e mais difícil.

  • Fique de pé;
  • Agache e coloque as duas mãos no chão, paralelas aos ombros;
  • Leve os pés para trás em um pulo, como se ficasse na posição da prancha;
  • Encoste o tórax e coxas no chão;
  • Pule com os pés novamente para ficar agachado;
  • Levante e fique de pé e dê um pulo no ar

Repita o exercício 15 vezes em quatro séries. Depois, vá adaptando, conforme a prática.

Lembrando que…

  • Antes de começar a praticar qualquer exercícios é importante verificar como está a saúde com um médico.
  • É necessário sempre beber água entre os exercícios e usar roupas e acessórios adequados para a prática de exercício.
  • Caso note o surgimento de algum tipo de desconforto, como dor na coluna ou joelho, interrompa o exercício até passar por uma avaliação médica.

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