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Publicado em: 18 de novembro de 2019

6 segredos para acordar bem disposto

Com algumas mudanças simples de hábito é possível acordar bem disposto e feliz todos os dias.

Imagem: SeventyFour/iStock

A luz do dia é o melhor sinal que pode ser dado ao relógio biológico, pois ele regula de modo natural o ritmo sono-vigília. A luz artificial, porém, pode gerar o mesmo efeito.

Com a ajuda de um despertador com fonte luminosa é possível começar o dia de maneira mais suave. Esse tipo de aparelho possui em seu interior uma fonte luminosa ou pode conter várias lâmpadas com um despertador embutido. As luzes clareiam o quarto cerca de meia hora antes do horário estipulado no despertador, de modo suave e grada­tivo. Esse processo simula o nascer do sol, preparando o organismo para a hora de levantar.

Alguns despertadores desse tipo vem ainda com sons relaxantes, como chuva, ondas quebrando na praia ou o canto de pássaros.

Existem ainda outros métodos para fazê-lo acordar com o pé direito. As dicas a seguir não são regras e podem não funcionar para todas as pessoas – afinal, cada um de nós tem o próprio jeito de acordar. Mas você pode experimentá-las e adotar o hábito que melhor se adaptar à sua roti­na, adotando-o coma seu ritual matutino.

1 . Fique deitado por um momento

Não pule da cama assim que o despertador tocar. Fique deitado durante alguns minutos, mas mantenha as olhos abertos e concentre seu pensamento em algo que considera bonito – pode ser uma imagem, uma atitude ou um sentimento. Prepare-se com calma para o dia que está começando. Você pode pensar nos desafios que o dia lhe reserva durante o café da manhã ou, melhor ainda, depois dele.

2 . Deixe a luz do dia entrar

Se possível, deixe a luz natural entrar no quarto ou, se ainda estiver escuro, acenda a luz. Esse é o melhor despertador para o relógio biológico.

3 . Ouça música

Muitas pessoas conseguem levantar mais facilmente com música. Ligue o rádio ou coloque para tocar o seu álbum favorito.

4 . Varie o horário

O despertador pode estar tirando você da cama na hora errada. Experimente programar outros horários, se possível regulando o despertador para mais tarde. Na maioria dos casos, esses testes levam-no a levantar entre 15 minutos e meia hora mais cedo do que o novo horário definido no despertador. Ajuste os horário de ir para cama e de acordar conforme seu ritmo biológico. Se você é do tipo matutino, não vai obter qualquer benefício indo tarde para a cama. Com o tipo noturno ocorre o inverso: deitar mais cedo só vai fazê-lo ficar rolando na cama, o que pode gerar uma angústia por não conseguir dormir.

Veja também: Entenda como escolher a cama perfeita para você e a sua família

5 . Tome banho frio

A maioria das pessoas não gosta de tomar banho frio. Mas é fato que o frio desperta. O banho não precisa ser todo debaixo da ducha gelada. Alguns segundos sob jato frio, ao final do banho, bastam para acordá-lo. Uma alternativa à ducha gelada é exercitar-se no quarto deixando a janela aberta. Exercícios como fazer movimentos circulares com os braços ou dobrar os joelhos terão o mesmo efeito para despertá-lo.

6 . Tome café com calma

Não são apenas os nutricionistas que recomendam fazer a primeira refeição do dia com calma. Os especialistas do sono também o aconselham. Se você começa o dia com um café da manhã tranquilo, já proporcionou a si mesmo uma agradável sensação matinal. E pode seguir bem-humorado pelo resto do dia.

Descubra como controlar a glicemia sem perder o sabor: 6 opções de café da manhã deliciosos

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