Faça uma busca
|
Publicado em: 29 de setembro de 2020

7 dicas para aumentar a vida útil do seu celular

Atitudes simples podem te fazer evitar comprar um celular mais cedo. Qual delas você já adota?

Imagem: Prostock-Studio/iStock
Publicidade


O celular virou algo indispensável na vida de praticamente todas as pessoas. Além de ser um meio de lazer com as redes sociais, jogos e outros apps, o smartphone também é usado para organizar finanças, rotina, fazer conferências e, claro, trabalhar.

Porém, por ser tão importante, às vezes algumas atitudes podem prejudicar a vida útil do celular. Além de cuidados com a bateria, por exemplo, outros tipos de precauções mais simples ajudam a manter o celular intacto e funcionando bem por mais tempo. Você sabe quais são?

  • Foto: WaffOzzy/iStock

    1. Mantenha o celular em uma temperatura amena

    Temperaturas muito frias ou muito quentes podem prejudicar a bateria ou até danificá-la permanentemente. O ideal é que o aparelho fique em temperaturas entre 15° e 30°.

    Baterias usadas em ambientes frios têm uma queda no tempo de duração. Já em ambientes muito quentes, a partir dos 35°, causa danos irreversíveis. A cada acréscimo de 8°, a vida útil da bateria cai pela metade.

    Também em ambientes quentes, é importante que o aparelho seja ventilado, portanto é recomendável retirar capinhas de proteção, principalmente aquelas que vedam por completo o aparelho.


  • Foto: avtk/iStock

    2. Se cair na água, tenha calma!

    Se o seu celular cair na água, a primeira coisa a se fazer é tirar a bateria. A segunda é deixar o aparelho imerso em um pote com arroz durante alguns dias. Acredite: funciona! O arroz ajuda a absorver a umidade e secar os componentes eletrônicos.


  • Foto: didecs/iStock

    3. Ao sair, transporte o celular com segurança

    Muitas vezes, o celular é colocado no bolso junto com chaves e outros objetos que podem danificar o aparelho, trincando sua tela ou molhando as partes internas.

    Se for transportado no bolso ou até mesmo em uma bolsa de mão, o ideal é deixá-lo em um local específico, sem estar em contato com outros objetos como chaves, perfumes ou kits de maquiagem.


  • Foto: Nopphon Pattanasri/iStock

    4. Evite carregadores falsificados

    Além dos carregadores falsificados prejudicarem a bateria, eles descumprem normas de segurança, colocando em risco a vida dos usuários.


  • Foto: Prykhodov/iStock

    5. Mantenha a bateria entre 40% e 80%

    Não há problema em deixar o celular carregando durante a noite, pois quando ele atinge 100% de bateria, ele apenas deixa de receber energia. Contudo, não é aconselhável que você faça isso. 

    As baterias de lítio se desgastam ao chegar nos extremos, ou seja, em 0% e 100%. Portanto, deixar a carga entre 40% e 80% pode prolongar a vida útil do aparelho. Se puder, também opte por ficar algumas noites sem carregá-lo.


  • Foto: denkcreative/iStock

    6. Remova aplicativos e fotos extras

    Fazer uma limpa no celular é sempre de grande ajuda. Portanto, exclua aplicativos sem uso e fotos desnecessárias. Isso ajuda o aparelho a travar menos e a ficar menos lento.

    Na maioria dos casos, isso acontece porque o armazenamento e a memória RAM estão sendo utilizados ao máximo.


  • Foto: lzf/iStock

    7. Tome cuidados extras ao se exercitar

    Assim como a água, o suor também ajuda a oxidar as partes internas do celular. A melhor opção para praticar atividades físicas é utilizar braçadeiras ou equipamentos semelhantes para manter o aparelho junto ao corpo de forma segura e protegida.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close