Que tal ampliar o cardápio na ceia deste ano? Entre na moda da culinária gourmet e prepare rabanadas especiais! Há opções recheadas e também para pessoas com restrição ao glúten. Ou seja, impossível não matar a vontade de qualquer um dos convidados da família! Confira algumas receitas para preparar essas delícias e feliz Natal!

rabanada

Foto: FabioBalbi/iStock.

Rabanada de panetone

Ingredientes

1 ovo
1 xícara (chá) de leite
1 panetone com frutas de 500 g cortado em 5 fatias grossas
Manteiga a gosto para untar
1 xícara (chá) de açúcar e canela misturados

Creme inglês:

1 gema
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de amido de milho

Modo de preparo

Quebre o ovo numa tigela funda e bata bem com um garfo. Adicione o leite e misture bem. Ponha uma fatia de rabanada na tigela com o leite e o ovo e a banhe com essa mistura, com ajuda de uma colher. Transfira a rabanada para uma assadeira antiaderente untada com manteiga e leve o forno preaquecido em temperatura média por dez minutos. Vire com uma espátula e asse do outro lado. Transfira para uma tigela com o açúcar e canela misturados e polvilhe a fatia. Sirva.

Creme inglês

Ponha todos os ingredientes numa panela, misture bem e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar levemente. Deixe esfriar e sirva com as rabanadas.

Dica: sem o creme, a rabanada fica com 250 calorias.

rabanada

Foto: somor/iStock.

Rabanada do porto

Ingredientes

1 baguete
2 ovos batidos
2 xícaras (chá) de leite
1 litro de óleo
1 garrafa de vinho do Porto
1 xícara (chá) de açúcar
Canela e açúcar a gosto para polvilhar

Modo de preparo

Corte a baguete em fatias com dois dedos de largura. Bata ligeiramente os ovos com o leite. Passe as fatias nessa mistura e frite, em seguida, em óleo bem quente. Coloque para escorrer sobre um papel-toalha. Reserve. Prepare a calda: Em uma panela, ponha o vinho e o açúcar. Leve ao fogo baixo por 15 minutos e deixe reduzir. Arrume as rabanadas em um prato, polvilhe canela e açúcar e regue com a calda.

rabanada

Foto: ma-no/iStock

Rabanada salgada

Ingredientes

250 ml de leite
1/2 lata de creme de leite
1 ovo
Sal e pimenta a gosto
3 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado
Salsa picada a gosto
20 fatias de pão amanhecido

Modo de preparo

No liquidificador, bata o leite, o creme de leite, o ovo, o sal e a pimenta. Passe as fatias de pão na mistura, coloque-as em uma assadeira levemente untada com margarina e sobre cada uma polvilhe o queijo ralado. Asse no forno preaquecido a 200º durante 30 minutos ou até dourar. Salpique a salsa e sirva em seguida.

Dicas: Sirva acompanhada de saladas, sopas e pode ser servida como entrada ou lanche.

rabanada

Foto: letterberry/iStock

Sanduíche de rabanada com Nutella

Ingredientes

4 colheres (sopa) de Nutella (creme de avelã)
2 ovos
100 ml de leite
1 colher (sopa) de açúcar
8 fatias de pão de forma sem casca
2 colheres (sopa) de margarina
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo 

Coloque a Nutella na geladeira até endurecer. Bata os ovos com o leite e o açúcar. Sobre cada das quatro fatias de pão, coloque uma colher (sopa) de Nutella endurecida. Feche com as fatias de pão restantes e, com os dedos, pressione as laterais. Aqueça a margarina em uma frigideira antiaderente. Passe os sanduíches na mistura de ovos e frite dos dois lados até dourar. Polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.

rabanada

Foto: LMarks/iStock

Rabanada de café

Ingredientes

1 pão tipo bengala ou italiano amanhecido
60 g café solúvel
250 g de açúcar
60 g de canela
6 ovos
óleo para fritar
2 latas de leite condensado
40 g de chocolate em pó

Modo de preparo

Corte o pão em rodelas de 2,5 a 3 cm de espessura. Em uma tigela coloque o café diluído em água morna e, em seguida, acrescente o leite condensado e as gemas. Bata na batedeira as claras em neve. Passe as fatias de pão na mistura de café, leite condensado e gemas e depois nas claras em neve. Em uma frigideira coloque óleo e frite os pães até que fiquem dourados. Em um refratário misture o açúcar, canela, um pouco de café em pó solúvel fino e chocolate, passe e polvilhe a mistura nas rabanadas e sirva. Se preferir, use uma mistura pronta de cappuccino para passar as rabanadas.

rabanada

Foto: elpo11o/iStock

Rabanada sem glúten

Ingredientes

1 xícara de leite
1 xícara de leite de coco
2 colheres de açúcar
2 ovos
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de canela
Papel absorvente
Óleo para fritar

Modo de preparo

Corte o pão em fatias e umedeça com a mistura do leite, leite de coco e 2 colheres de sopa de açúcar e reserve. Bata as claras em neve, acrescente as gemas e bata novamente. Passe o pão umedecido na mistura. Leve ao fogo para fritar em óleo bem quente ate ficarem douradas e escorra em papel absorvente. Misture 1 xícara de açúcar com 1 colher de sopa de canela, passe as rabanadas e sirva.

Receita do pão para rabanada

1 1/2 xícara de creme de arroz
1/2 xícara de fécula de batata
1/2 xícara de amido de milho
1/2 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 1/2 colher de chá de emustab
2 claras de ovo
4 colher de sopa de óleo
15 g fermento biológico fresco
1 1/4 de xícara de água morna

Modo de preparo

Numa tigela coloque as farinhas, o sal, o açúcar, o emustab derretido, o óleo a as claras de ovo e misture bem com as mãos. Adicione o fermento e a água e misture bem com as mãos. Coloque numa forma untada e cubra com um plástico e um pano de prato por cerca de 20 minutos para a massa crescer. Pré-aqueça o forno em temperatura média e asse até dourar.

Dica: coloque a forma sobre uma tigela de água quente para acelerar o processo.

rabanada

Foto: Marta Ortiz/iStock

Rabanada recheada com doce de leite caseiro

Ingredientes

1 pão
1 litro de leite
1 1/2 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó
1 lata de leite condensado cozido na pressão por 30 minutos
6 ovos
Açúcar e canela a gosto

Modo de preparo

Corte o pão em fatias na espessura de 1 cm. Misture o leite, o açúcar e a canela e regue as fatias de pão. Reserve por uma hora na geladeira. Esprema o pão entre as palmas das mãos e coloque no centro uma colher (sopa) do doce de leite. Cubra com outra fatia de pão. Faça o mesmo com o pão restante. Bata os ovos com um garfo e passe os pães recheados. Frite em óleo quente e escorra sobre papel-toalha. Passe no açúcar e na canela misturados e sirva.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!