Faça uma busca
|
Publicado em: 9 de junho de 2020

8 dicas para escolher os melhores óleos culinários

Aprenda a diferença entre as variedades de óleos existentes no mercado.

Imagem: jchizhe/iStock
Iana Faini
Por: Iana Faini
Publicidade


Escolher o óleo culinário certo é vital para o sucesso de um prato. Mas você sabe como escolher o seu? Os óleos culinários de boa qualidade contêm fitoquímicos benéficos, portanto vale a pena usar o melhor que você puder comprar.

Azeites de oliva extravirgens são os melhores. Produzidos com um mínimo de calor e processos de refino, retêm mais fitoquímicos e ácidos graxos essenciais. Por outro lado, azeites misturados que foram bastante refinados (quanto mais clara a cor, mais refinado o azeite) trazem poucos benefícios. Óleos ricos em gordura saturada também são bons, como o óleo de coco.

Confira os surpreendentes benefícios do coco e de seu óleo!

Escolher os óleos culinários certos é importante para o sucesso de um molho ou para dar um sabor especial às saladas. Saiba quais são os melhores óleos para culinária e veja as dicas de como utilizá-los:

  • dulezidar/iStock

    Dica 1

    O azeite de oliva é o clássico para a maioria dos molhos. Ele é como o vinho: diferentes variedades de azeitonas e diversas regiões de plantio definem propriedades especiais individuais no azeite, podendo ser picante, salgado, frutado, cremoso e suave, e assim por diante.


  • Nicholas77/iStock

    Dica 2

    Alguns são tão saborosos que podem ser usados sozinhos para temperar uma salada. Tenha pelo menos um azeite de oliva extravirgem suave e depois faça experiências com outros.


  • naito8/iStock

    Dica 3

    Os óleos de girassol e amendoim são bons para molhos de saladas mais leves.


  • 5PH/iStock

    Dica 4

    Os óleos de nozes e avelãs combinam com saladas com frango, queijo, aipo, espinafre, maçã e vagem.


  • mescioglu/iStock

    Dica 5

    O óleo de gergelim torrado, muito usado em molhos orientais, tem um sabor defumado e de nozes.

     


  • byheaven/iStock

    Dica 6

    Também é possível encontrar azeites aromatizados com ervas e pimentas frescas, que podem adicionar um sabor picante a saladas simples.


  • andreygonchar/iStock

    Dica 7

    Guarde os óleos em local fresco e escuro, para evitar que oxidem e fiquem rançosos.


  • Amarita/iStock

    Dicas 8

    Óleos de castanhas, nozes e amêndoas são particularmente suscetíveis à oxidação, portanto é melhor comprá-los em pequenas quantidades.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close