O incrível “teste da palma da mão” para identificar anemia

O ferro é o mineral da “energia”: recebe o oxigênio de cada inspiração e o leva às células do corpo. Quem tem anemia pode apresentar fadiga intensa,

Thaís Garcez | 17 de Junho de 2019 às 21:00

seb_ra/Istock -

O ferro é o mineral da “energia”: recebe o oxigênio de cada inspiração e o leva às células do corpo. Quem tem anemia pode apresentar fadiga intensa, problemas de concentração, falta de ar e batimentos cardíacos irregulares.

Infelizmente, a anemia não é rara: estima-se que 30% das gestantes e 50% das crianças em idade pré-escolar a tenham.

“É comum ser anêmico sem saber, porque a anemia vem aos poucos, a menos que seja decorrente de perda sanguínea significativa. Neste caso, a anemia logo manifesta sintomas agudos”, diz Carmino de Souza, presidente da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e professor titular de Hematologia da Unicamp.

O que as mãos revelam sobre sua saúde?

O “teste da palma da mão” para anemia:

Abra as mãos com a palma para cima. As linhas estão pálidas?

“Não importa a cor natural da pele. A palidez incomum das palmas, das gengivas e da parte interior das pálpebras pode ser sinal de baixa circulação do sangue nos capilares próximos da superfície da pele. E isso se deve à deficiência de ferro”, diz Carmino.

O próximo passo

Peça ao médico que solicite um hemograma, exame que mostra os índices de hemoglobina e hematócrito. Se necessário, o médico pode solicitar um exame de ferritina sérica, que mede o nível de uma proteína que ajuda a armazenar o ferro. Este exame é recomendado na suspeita de anemia ferropriva.

Carne, espinafre, beterraba e frutas cítricas são ótimos alimentos para lidar com a deficiência de ferro e combater a anemia. Confira outros alimentos benéficos adquirir mais ferro na alimentação.