Faça uma busca
|
Publicado em: 6 de julho de 2020

Aprenda como desentupir vaso sanitário de forma rápida e prática

Não passe mais perrengue para desentupir o seu vaso sanitário. Veja dicas simples e práticas para solucionar o problema.

Imagem: Panama7/iStock

Os vasos sanitários diferem no modo pelo qual liberam água da caixa para a bacia, e em como os dejetos são escoados. Sistemas mais antigos usam um sifão para puxar a água para a bacia e depois expeli-la para o cano de esgoto. Modelos modernos são dotados de uma válvula que libera água para a bacia sob a influência da gravidade e levam os dejetos com o fluxo para o cano de esgoto. Contudo, independente do modelo é quase certo que em algum momento o vaso irá entupir.

É sempre inoportuno e às vezes constrangedor, mas um vaso sanitário obstruído não demanda necessariamente um telefonema para o encanador. Veja abaixo dicas de como desentupir vaso sanitário para que tudo volte a fluir normalmente:

O vaso sanitário está entupido, e agora?

Antes de fazer qualquer coisa é importante se proteger. Quando for desentupir um vaso sanitário, use luvas de borracha, roupas velhas e óculos de proteção para evitar respingos. Cubra o chão com jornal para protegê-lo de qualquer derramamento.

Evite acionar a descarga repetidamente. Acrescentar água pode provocar um transbordamento e piorar a situação. Tente empurrar a obstrução para dissolvê-la; use uma escova sanitária ou um arame firme esticado.

Outras duas ótimas opções simples para desentupir vaso sanitário é utilizar um pouco de detergente líquido à bacia e derramar a água bem quente para ajudar a liberar a obstrução. Ou acrescentar 450 gramas de bicarbonato de sódio seguido de uma garrafa de vinagre branco. Deixe a mistura borbulhar e, depois, adicione cerca de 5 litros de água quente para manter as substâncias ativas – isso deve ajudar.

Leia também:

O vaso sanitário ainda está entupido? Libere com um jato de pressão!

Primeiro tire o máximo de água possível do vaso e ponha a água num balde para descartar depois.

  • Encha uma garrafa plástica de 2 litros com água quente. Deixe o polegar sobre o bocal pelo máximo de tempo possível, empurre a garrafa com força para dentro da abertura de saída do vaso, formando um encaixe apertado. Mantenha a garrafa com firmeza no lugar com ambas as mãos e aperte com força, para que a água quente saia num jato para o interior do dreno do vaso, a fim de deslocar a obstrução.
  • Tente um desentupidor convencional. Forme um selo justo sobre a abertura do vaso e bombeie o desentupidor para forçar à águapressurizada a descer pela curva do cano.
  • Conecte uma mangueira à entrada de água e empurre-a o máximo possível pela saída do vaso. Ligue a mangueira para expulsar a obstrução.
  • Descarte a água do balde derramando-a no vaso; desinfete o balde e o desentupidor.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close