Escolher um bom curso de idiomas é, quase sempre, o primeiro passo para quem deseja aprender a se comunicar em outra língua ou dar um upgrade no currículo. Para quem não tem muita familiaridade, entrar num curso é fundamental para aprender os conceitos básicos de gramática e conversação. Mas e as pessoas que já sabem essa primeira parte, mas ainda não se consideram capazes de entrar num conversa em inglês ou ler um livro? Existem algumas dicas que podem ser seguidas para aprimorar a capacidade e estimular o cérebro a “pensar em outro idioma”.

7 Dicas para aprender idiomas

Dica 1 – Veja filmes

Assista filmes – que você já conheça a história – com o áudio e a legenda no idioma que você quer aprender. Acompanhar o áudio e ler o que está sendo falado ajuda o cérebro a assimilar o conteúdo.

Dica 2 – Ouça músicas

Ouça músicas na língua que você está estudando e procure a letra original e traduzida. Quanto mais tempo você passar ouvindo o idioma, mais acostumado seu cérebro ficará à fonética de outros idiomas. Acompanhar a letra original e traduzida funciona como o a legendagem nos filmes: enriquece o vocabulário e melhora o listening. Confira também esta lista do curso de Letras da UFMG com links de sites que podem ajudá-lo.

Dica 3 – Pratique a escrita

Não tenha medo de escrever. Escreva e-mails para você mesmo ou para aquele amigo que entende mais e poderá ajudar.

Dica 4 – Pratique a leitura

Procure livros, revistas ou sites no idioma que você está estudando. Praticar a leitura é fundamental para adquirir vocabulário.

Dica 5 – Altere o idioma dos seus aparelhos

Altere a linguagem dos seus aparelhos e aplicativos. Troque o idioma do smartphone, computador, televisão, tablet… Até mesmo as menores alterações são sensíveis no processo de aprendizado; quanto mais imerso na língua estiver o seu universo, mais fácil aprender.

Dica 6 – Ouça programas em outros idiomas

Aproveite os momentos em que estiver ocupado em casa fazendo outra coisa (como uma faxina, uma arrumação ou lavando a louça) para deixar a televisão ou o youtube em um canal que fale o idioma que você está aprendendo. Mesmo que você não esteja prestando atenção, o cérebro irá forçá-lo a buscar assimilação para aquelas palavras.

Dica 7 – Sites de conversação

Entre em sites de bate papo extrangeiros. Quando estiver com tempo livre, entre em sites de conversação e apenas espere o mecanismo sortear um parceiro. Quase sempre as pessoas do outro lado da tela são falantes intermediários ou avançados de inglês com quem você pode treinar.

5 aplicativos para aprender idiomas

Duolingo

Plataformas: Android / IOS

Este talvez seja o aplicativo mais conhecido para aprender um novo idioma. O Duolingo, além de oferecer uma grande variedade de línguas, também possui uma interface amigável, que facilita o estudo. Além disso, sua mecânica é semelhante a um jogo em que você perde ou ganha pontos de acordo com o seu progresso e esforço.

Babbel

Plataformas: Android / IOS

É um dos aplicativos de idiomas mais robustos, com mais opções de aprendizagem do que o comum. Ele funciona de um modo similar ao Duolingo, mas a diferença é que, para continuar usando o Babbel depois de algum tempo, é necessário assinar um plano. Ainda assim, se você pretende levar a sério o estudo de um novo idioma, vale o investimento.

Memrise

Plataformas: Android / IOS

Um dos aplicativos de idiomas mais baixados, o Memrise é um jogo que tem como base a neurociência. O aplicativo funciona com estratégias de memorização que ajudam o usuário a aprender rapidamente um idioma, com uma lógica parecida com a de um jogo. Além disso ele também conta com uma grande variedade de idiomas, como italiano, coreano e até russo.

HiNative

Plataformas: Android

O HiNative traz uma proposta parecida com os outros aplicativos, mas ele também permite que você converse com outros falantes nativos da língua que está aprendendo através de um chat. Além disso, você também pode fixar o aprendizado através de 11 lições com jogos de quebra-cabeças que vão aumentando de dificuldade de acordo com o seu nível.

Lingokids

Plataformas: Android

Se você tem filhos entre 2 e 8 anos, o Lingokids pode ser uma ótima maneira de introduzir o inglês na vida deles. Ele conta com conteúdo preparado pela Oxford University Press, a maior casa editorial universitária do mundo. Com uma interface amigável, o app oferece lições em inglês através de jogos e níveis diferentes que se adaptam ao aprendizado das crianças.