Se você é daquelas pessoas que adora reunir os amigos e a família para conversar e saborear uma boa comida, precisa ter um espaço em casa especial para esses momentos. Que tal uma área gourmet?

Atualmente, os lançamentos imobiliários de casas e apartamentos já contemplam esse espaço. Mas é possível montar uma área gourmet do zero no quintal ou na varanda, independentemente do tamanho.

Com alguns recursos de arquitetura, a ajuda de um mobiliário adequado e ideias criativas é viável ter a sua varanda gourmet ou espaço gourmet. Então, veja como tirar esse plano do papel com as ideias que selecionamos.

Churrasqueira

Mesmo em espaços apertados é possível ter uma churrasqueira que atenda às suas necessidades. Se a sua varanda gourmet não permitir a construção de uma churrasqueira de tijolos ou à gas, invista em uma elétrica.

varanda gourmet
Fonte: Martín Gurfein/Reprodução

Forno de pizza

Se deseja ter um forno de pizza em casa, opte pelos modelos que vêm acoplados à churrasqueira, pois são mais práticos na hora de comprar. Mas antes, analise o espaço disponível na sua varanda ou quintal.

Leia também: Como limpar a churrasqueira: dicas simples!

Balcão

Em espaços pequenos e estreitos a melhor solução para acomodar as pessoas com conforto é o balcão. Avalie a possibilidade de instalar um móvel como esse e acrescentar bancos, para que todos possam desfrutar confortavelmente.

varanda gourmet
Fonte: Bossa Arquitetura/Manuela Oristanio/iStock

Adega

Ter uma adega no seu espaço gourmet pode ser muito útil. Se curte vinhos, vale a pena investir em uma. Hoje é fácil encontrar no mercado adegas elétricas de diversos tamanhos. Além de armazenar o vinho de forma corretas, elas dão um charme ao lugar.

Leia também: Como abrir vinho sem saca-rolha

Mini bar

Mas se o seu propósito é ter um local para reunir os amigos para beber e comer alguns aperitivos, que tal criar um mini bar? Desenvolva um projeto para o espaço da sua varanda gourmet com móveis planejados e adicione suas bebidas favoritas; inclusive uma chopeira!

espaço gourmet
Fonte: Ana Julia Tavares Arquitetura/Reprodução

Pufes

Tem pouco espaço mas não quer deixar ninguém de fora? Coloque pufes para compor e acomodar todo mundo. Há pufes de vários estilos e tamanhos. Com certeza será fácil encontrar um perfeito para a sua área gourmet.

Leia também: Cadeira estofada: aprenda a fazer a sua em casa

Ilha

Em um espaço gourmet pequeno muitas vezes é preciso um local de apoio, que pode ser uma pequena mesa ou uma ilha. Nesse móvel, você poderá cortar carnes, organizar aperitivos etc. Ela pode ser fixa ou de rodinhas. Avalie essa ideia!

espaço gourmet
Fonte: Michelle Melo Arquitetura/Reprodução

Televisão

Reunir a família ou os amigos para assistir a final do campeonato é sempre uma ótima ideia. Mas se for na sua varanda gourmet, melhor ainda! Então, reserve um espaço na parede para colocar uma boa televisão.

Leia também: Chromecast: o que é e como utilizar

Frigobar

Para acondicionar as bebidas e deixá-las sempre prontas para o consumo, tenha um frigobar na sua varanda gourmet. Assim você evita idas intermináveis até a cozinha durante a sua confraternização. Além de ser conveniente, ele pode ser bem estiloso.

varanda gourmet
Fonte: Quattrino Arquitetura/Reprodução

Mas atenção! Antes fazer qualquer modificação na varanda do apartamento, consulte as normas do prédio. Além disso, se for alugado, verifique com o proprietário a possibilidade de adaptar o espaço.

Leia também: Decoração de cozinha: 31 ideias simples e criativas para se inspirar