Se você está prestes a jogar uma caixa de leite fora, pense duas vezes! É possível criar muitas utilidades para ela em sua casa com poucos materiais. Reúna as que você tem sobrando e confira estas dicas especiais de artesanato com caixa de leite para você pôr a mão na massa!

Veja como fazer artesanato com caixa de leite de formas simples e criativas:

1. Faça blocos de gelo para festas

Mantenha as bebidas sempre geladas na próxima festa ou no próximo churrasco. Basta levar as caixas velhas, enchê-las de água filtrada e levá-las ao freezer. Retire o papel quando for a hora e ponha os blocos no balde de gelo ou na poncheira.

2. Alimente pássaros no inverno

Para fazer belos regalos de inverno a seus visitantes emplumados, misture sebo derretido e alpiste numa caixa de leite vazia. Sebo é a gordura da carne que podemos encontrar em qualquer açougue. Para preparar o composto, corte ou moa a gordura e aqueça-a em fogo baixo até ela derreter. Em seguida, introduza-a na caixa coando-a numa gaze. Enfie um pedaço de barbante na mistura enquanto ela ainda estiver mole. Depois que ela endurecer, rasgue a caixa e prenda o novo volume de comida para pássaros num galho. Faça isso apenas em períodos muito frios. Quando a temperatura excede os 20ºC, o sebo fica rançoso e derrete.

Sharing some fun and unique DIY Birdhouse Ideas that are beautiful outdoor decor and will also help to take care of birds at the same time.

Faça abrigos para pássaros criativos (Foto: The Idea Room/Pinterest)

3. Ou construa casas para eles em qualquer época do ano!

Fazer abrigos para pássaros que duram o ano inteiro também é fácil, e pode, de quebra, contribuir para a decoração da sua casa. Pegue uma caixa de leite comum e corte uma abertura como a da foto acima. Em seguida, utilize um palito de churrasco para fincar na caixa bem na frente da abertura. Assim, você improvisa um poleiro!

Dentro da caixa, coloque forragens ou jornal velho. Por fim, passe um barbante por dentro da caixa de leite e pendure em algum local de sua casa, como a varanda. Ao oferecer um lar temporário para alguns pássaros, muitos certamente recompensarão você com um belo canto todos os dias!

Veja também: descubra como reaproveitar roupas velhas e transformá-las em decorações criativas

4. Crie pinos de boliche

Faça uma pista de boliche dentro de casa para as crianças. basta lavar as caixas (use o tamanho que quiser) e deixá-las secar. Pegue 2 caixas do mesmo tamanho e enfie uma de cabeça para baixo dentro da outra, apertando-a um pouco para que caiba. Quando você tiver criado 10 pinos, disponha-os no fim do corredor e deixe as crianças usarem uma bola de tênis para tentar derrubá-las.

artesanato-caixa-de-leite-2

(Foto: Decor Fácil/Pinterest)

5. Plante sementes

Entre as ideias de artesanato com caixa de leite, construir recipientes para plantar sementes é uma ótima ideia para quem tem pouco espaço em casa, pois as caixas de leite têm o tamanho ideal para servirem de primeiro vaso às sementes. Basta cortar fora a metade superior da caixa, abrir buracos no fundo, enchê-la com a mistura de terra e plantar de acordo com as instruções no pacote.

6. Proteja os legumes

Use caixas de leite vazias para impedir que as lagartas ataquem seus tomates e pimentões. Basta cortar fora o topo e o fundo das caixas e com a terra ainda fofa, enfiá-las no chão em torno das plantas, ao semeá-las. Mas não se esqueça de removê-las durante o dia!

Veja também: diminua os resíduos da sua vida e torne-a mais verde

7. Guarde restos de comida para adubo

Fazer recipientes para os mais variados conteúdos é sempre uma boa ideia para artesanato com caixa de leite. E, na pia, por onde passam restos de comida todos os dias, ela pode ter uma utilidade especial.

A comida que vai direto para o lixo não precisa ser totalmente desperdiçada. Ela também pode virar um adubo natural para a maioria das plantas que são cultivadas em casa. Para não se esquecer, mantenha uma caixa de leite vazia à mão, perto da pia da cozinha, e use-a para reunir restos de comida para o adubo.

Como você não reutilizará essa caixa por questões de higiene, apenas cubra-a com um saco plástico e um elástico para evitar que mosquitos fiquem no local. Depois que reutilizar a comida armazenada ali, jogue a caixa fora – ou lave-a para refazê-la com uma das dicas desta matéria se ela ainda estiver inteira e limpa!

8. Use como pote para tinta

Se você pretende pintar algo pequeno e não quer guardar a tinta remanescente (ou carregar uma lata pesada), a caixa de leite vazia pode ajudar. Corte fora o topo da caixa e introduza a quantidade de tinta desejada. Você pode transformar a caixa em um repositório reutilizável mais tarde, se preferir.

9. Faça uma vela rendilhada

Aqui está um jeito fácil de criar uma delicada vela rendilhada. Revista o interior de uma caixa de leite ou suco vazia com spray para untar. Em seguida, ponha uma vela fina no meio dela, escorando-a com uma base de cera derretida. Coloque cubos de gelo logo após.

Derrame cera quente e, quando a cera esfriar, retire o papel. O gelo derretido formará belas lacunas rendilhadas na cera.